A Campanha Janeiro Roxo, de combate à Hanseníase, foi desenvolvida em Caxias pela Coordenação Municipal do Programa de Hanseníase por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou ações de sensibilização em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e logradouros públicos sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

Nessa terça-feira (30) o encerramento da Campanha foi em domicílios do bairro Cangalheiro em parceria com a UBS do local. A equipe foi de casa em casa fazendo a busca ativa, levando material informativo sobre a Hanseníase e encaminhando casos suspeitos da doença.

“Nós fizemos a conscientização da população, informando que se tiverem manchas brancas ou avermelhadas que procurem o serviço de saúde, pois muitas vezes, por acharem que é uma simples mancha, pode estar com a Hanseníase; daí a importância da avaliação detalhada com o profissional de saúde”, disse Julia Costa, enfermeira da UBS Cangalheiro.

Na área das três UBS’s trabalhadas, 907 foram alcançadas pela Campanha, como a senhora Ana Luiza, moradora do Cangalheiro, que opinou dizendo que a saúde é o que tem de mais importante em sua vida, por isso recebeu muito bem a equipe em sua casa, e estará sempre disponível quando for necessária uma visita de qualquer equipe de saúde.

O coordenador do Programa de Hanseníase do Município, Ivo Ferro, lembrou que foram realizadas ações educativas e buscas ativas em Unidades de Saúde que tiveram o maior número de notificações em 2017.

“Eu avalio a Campanha de forma positiva, conseguimos detectar 30 pessoas com suspeita da doença e que, de imediato, encaminhamos as Unidades Básicas de Saúde para fazerem uma avaliação mais detalhada; a população nos acolheu com bastante carinho, tivemos a participação das acadêmicas de enfermagem da UEMA”, destacou o coordenador.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: