A Unidade de Vigilância em Zoonoses lançou nessa sexta-feira (09) a Campanha de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, que traz como tema “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”.

O Centro da cidade de Caxias foi o local escolhido para a distribuição de panfletos da Campanha. O objetivo é prevenir toda a população contra a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela.

“A gente não pode deixar água parada que pode ocasionar a doença. A coisa que dá mais medo é doença”, disse Ananias Torres, aposentado.

“Lá em casa eu mantenho tudo limpinho. A Campanha é boa para prevenir, cuidar para não deixar um pneu velho, uma lada destampada, tudo para evitar a doença”, disse seu Raimundo Alves, aposentado.

“Lá em casa quem cuida é a mulher. Eu digo para a mulher jogar as vasilhas com água fora”, disse seu Francisco dos Santos, aposentado.

“Na verdade é muito importante. Com essa Campanha já vai alertar as pessoa a não deixar água acumulada para não ser criadouro do mosquito”, disse Gilvan Santana, mototaxista.

“O mosquito da Dengue traz muitas doenças, então todos têm que contribuir, senão a situação fica muito ruim”, disse Francisca da Conceição, vendedora ambulante.

“A gente não pode deixar garrafas PET destampadas, nenhum litro de cerveja destampado, nem lata de leite, furar tudo e jogar fora. Eu sempre tenho esse cuidado. Ninguém lá de casa foi acometido pela Dengue, eu já tive quase a chica (Chikungunya), mas só que ela não me atingiu muito, senti várias dores, mas me recuperei”, disse Estela Correia, vendedora.

A Campanha chega exatamente no início do período chuvoso para alertar a todos os caxienses sobre os cuidados que devem ter em suas residências, para que não deixem recipientes descobertos que possam armazenar água, pois eles podem ser criadouros para o mosquito da Dengue. O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Natanael dos Reis, afirma que o trabalho de conscientização será levado por mais de 200 agentes de endemias a todos os bairros da cidade pelos próximos 100 dias.

“Nós estamos aqui fazendo uma Blitz da Saúde, no sentido de que as pessoas comecem a ficar atentas, porque o Aedes Aegypti ele não tem hora para atacar as pessoas. Nós vamos fazer em todos os bairros, nós estamos dando o pontapé inicial aqui no Centro porque é onde tem um fluxo de pessoas enorme nessa sexta-feira, aproveitando e dizendo que nós queremos um carnaval sem Dengue para a cidade que a gente quer”, disse Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem:

 

 

 

Palavras chaves: , ,