Visando a prevenção contra enchentes e deslizamentos, como também maneiras de ajuda à população caxiense que reside em áreas risco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil reuniu representantes das secretarias de: Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Secretaria adjunta de Segurança Pública, Tiro de Guerra, Secretaria de Infraestrutura e suas secretarias adjuntas de Transportes e Limpeza Pública para a formação de um grupo de trabalho e posterior criação de um plano de ação para os casos de emergência.

“Através da Guarda Municipal, a Secretaria vai criar uma força tarefa para ajudar a Defesa Civil nesse período chuvoso. Então, a gente já está atuando através da Guarda que visita os pontos críticos e passa informações para a Defesa Civil. Nós estamos alinhados com a Defesa Civil nesse período chuvoso”, destacou o sargento Mesquita, secretário municipal adjunto de Segurança Pública.

“Um dos slogans do Exército Brasileiro é ‘braço forte, mão amiga’, então nós nos colocamos à disposição para caso ocorra alguma situação de calamidade, estamos prontos para ajudar, de acordo com nossas possibilidades. Lembrando que nós temos que sempre informar o escalão superior. Neste caso, a gente é subordinado ao comando da 8ª região militar”, lembra o subtenente Freire, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

“A Prefeitura está envolvida para dar suporte à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, para que a gente possa, irmanados, ajudar os nossos ribeirinhos que estão sofrendo. Já tem várias famílias desabrigadas no Riachão. Temos que cair no campo, paralelo a isso toda a cidade está sofrendo com as fortes chuva e, aos poucos, a gente está tentando amenizar e dá assistência”, explicou Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Durante a reunião, foi entregue a cada órgão o mapeamento das 210 famílias cadastradas em áreas de risco na zona urbana para que as devidas ações sejam tomadas.

“O período chuvoso já começou. Nós já temos a maior parte das áreas de risco mapeadas. Já começamos a agir no caso do Riachão. Há 30 anos que o Riachão não enchia como encheu essa semana. As famílias já foram remanejadas e estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura”, ressaltou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A previsão, segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, é que o período chuvoso se estenda até maio. Até lá, os órgãos da Prefeitura estão em alerta 24hs para qualquer chamada, que pode ser feita por meio do Corpo de Bombeiros (193) e também junto Coordenação de Defesa Civil (3421-8513).

“No mais, a gente continua em estado de alerta porque o período chuvoso só está começando. Nós saímos do El Niño, que foi um período de seca, e estamos entrando no La Niña, período de muita chuva. A reunião de hoje é para definir o grupo de trabalho das secretarias para agir em casos de necessidade. Este é um plano de contingência, nós estamos em estado de alerta, o monitoramento das condições de tempo está sendo feito em tempo real, inclusive a ponto de avisar à população, caso haja a necessidade e, a partir daí, tomar as providências. Primeiro estado de alerta, depois estado de emergência e, finalmente, estado de calamidade, que nós esperamos que não aconteça”, explicou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Em viagem a Brasília, o prefeito Fábio Gentil e o vice Paulinho reuniram-se com o secretário nacional de Defesa Civil, o coronel Nilton, em busca de apoio para o Município nesse período chuvoso, como explicou o coordenador da Defesa Civil de Caxias, o capitão Malheiros.

Vice-prefeito de Caxias, Paulinho; secretário nacional de Defesa Civil, o coronel Nilton e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Durante a ida do prefeito Fábio Gentil a Brasília, o gestor acionou a Secretaria Nacional de Defesa Civil para o caso de Caxias precisar de um suporte nacional do Governo Federal nesse período chuvoso”, disse coordenador da Defesa Civil de Caxias, o capitão Malheiros.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: , ,