A Feirinha da Gente, promovida pela Prefeitura de Caxias, situada na Praça Vespasiano Ramos, no Centro Histórico de Caxias, se tornou uma vitrine para a agricultura familiar, a gastronomia, o artesanato, além de manifestações culturais e artísticas. Todos os domingos, a partir das 08h, caxienses e visitantes interagem e compartilham de uma infinidade de novidades da rica cultura da região dos cocais.

Lugar de sociabilidade, a Feirinha está sendo o local para o lançamento da obra: “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis”, do escritor José Carlos Aroucha Filho. Natural de São Bento (MA), o engenheiro florestal, professor, ambientalista, agro ecologista, palestrante e radialista José Carlos Aroucha Filho, lançou sua obra em 2017; só na cidade de Caxias, já vendeu mais de 800 cópias.

Trazendo um panorama sobre os biomas brasileiros, além de denunciar os crimes ambientais, a obra também tem objetivos educacionais, pois um dos pontos fortes é a possibilidade de gerar conscientização ao evidenciar as agressões ao meio ambiente. O título “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis” demonstra os objetivos do livro, como explica o autor.

Eu fiz um livro falando por partes, falando sobre a fauna, a flora, da sustentabilidade, das práticas de sustentabilidade da agricultura familiar, haja vista que eu sou engenheiro florestal do INCRA, então nesse livro tem muitas ações práticas, onde o leitor vai viajar junto com as ações práticas do autor. Mas o livro fala muito sobre crimes ambientais, principalmente aqui na região dos cocais. Além de ser uma denúncia, é uma forma de levar conscientização a todas as pessoas. Falo sobre a agricultura itinerante e de queima, que derruba e destrói nossos biomas. Veja que o bioma Mata dos Cocais ele está em risco de extinção, então o livro fala dos crimes ambientais e da conscientização dos pequenos agricultores que fazem uso dessa prática”, explica José Carlos Aroucha Filho, escritor.

Maria da Paz, trabalhadora da área da saúde que adquiriu um dos livros, falou sobre a importância da obra para Caxias.

“É um trabalho muito importante até para as futuras gerações. Acho que as coisas estão começando a se encaixar, acho que as pessoas estão mais conscientes. Acredito que no futuro a gente vai ter bons frutos, porque até mesmo na questão da poluição as pessoas estão se conscientizando mais”, diz Maria da Paz, trabalhadora da saúde.

Trabalho pioneiro no Município, o livro visa atingir um amplo público, pois o escritor acredita que precisamos desenvolver práticas sustentáveis mais racionais, além de crescermos em políticas públicas de preservação do Meio Ambiente.

“Eu fui um pioneiro aqui na Academia de Letras em lançar um livro com a dimensão ambiental porque, até então, só tinham lançado livros de romance e poesia. Esse livro meu, ele está voltado para os acadêmicos, ensino médio e fundamental, para conscientizar a população de Caxias”, explica José Carlos Aroucha Filho, escritor.

Já está em fase final a 2ª edição do livro, desta vez falando mais sobre o Rio Itapecuru, um rio genuinamente caxiense.

“Eu já estou escrevendo o segundo livro, onde estou falando sobre a agonia e morte do Rio Itapecuru e outros assuntos. E um glossário com expressões técnicas e ambientais. Eu vou falar da poluição, da degradação dos afluentes, como: Itapecuruzinho, o Riacho São José, Sanharó, Riacho do Ponte, dentre outros. Tem muita poluição, muitos resíduos sólidos. Esses afluentes são importantes para o Rio Itapecuru, que está sendo poluído. Temos que proteger porque mais da metade da população caxiense é abastecida com água do Rio Itapecuru”, afirma o escritor.

Para evitar um colapso ambiental nos próximos anos, o escritor acredita que são necessárias políticas públicas ambientais mais efetivas, além de conscientização da população que, embora esteja sendo servida pelo rio, é a principal poluidora do mesmo.

“Precisa-se fazer a conscientização da população, porque a população joga muito lixo no rio. Esse rio é muito importante para o Maranhão”, lembra José Carlos Aroucha Filho, escritor.

Palavras chaves: ,