A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil removeu nessa sexta-feira, dia 23 de fevereiro, uma família que pediu ajuda para sair de uma área de risco no bairro Galiana.

O morador Francisco das Chagas, com esposa e três filhos, foi levado para uma casa alugada no Centro da Cidade. A família residia há cinco anos no bairro, em residência construída próximo ao Riacho São José, que todos os anos transborda. Este ano, resolveram se prevenir.

“Os bombeiros já vieram aqui e alertaram. Nós estamos nos prevenindo, porque a gente corre o risco de enchentes, e aqui é mais pela madrugada. Quando enche fica aquela correria toda. Estamos mudando para uma casa alugada no Centro mais segura. Mais pelas crianças, porque eles choram, aquela correria toda, então é melhor prevenir do que esperar acontecer né”, diz Francisco das Chagas, morador.

Os profissionais da Defesa Civil utilizaram um caminhão para levar os pertences da família até a nova residência. O capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil Municipal, afirma que a Defesa Civil está prestando total apoio à população nesse período chuvoso.

“Nós já tínhamos avisado para algumas famílias que estavam cadastradas no bairro Galiana, que quando necessitassem do apoio da Prefeitura por meio da Defesa Civil, que nos avisassem, inclusive algumas já estão saindo, como forma de prevenção. Então, quanto precisar da Defesa Civil nos procure que nós fazemos esse trabalho de retirada da família para um local seguro, mais precisamente na casa de amigos e parentes. No caso do morador, ele alugou outro imóvel e estamos dando esse suporte a ele”, explicou o capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil Municipal.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho, recomenda que as pessoas evitem construir suas casas próximas a áreas propensas a alagamentos. Além do risco, em alguns casos, é ilegal e a Secretaria vai tomar as providências cabíveis.

Isso aqui nada mais é do que construção em área alagável. Tanto a Defesa Civil quando a Secretaria de Meio Ambiente pode intervir em locais onde estão ocorrendo construções irregulares e nós vamos fazer isso daqui pra frente”, explica Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A previsão é que o período chuvoso se estenda até maio. Até lá, os órgãos da Prefeitura estão em alerta 24h para qualquer chamada, tanto por meio do Corpo de Bombeiros no 193, junto à Coordenação de Defesa Civil nos telefones: 3421-8513, (OI) 99935-8202 e (TIM) 98145 1382, ou ainda junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no 3521-1100.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: