O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (CEREST) da  regional de Caxias, desenvolveu uma busca ativa em órgãos de saúde do Município com  a realização de palestras educativas, aula laboral, entrega de folders educativos, bem como atendimentos com avaliações fisioterapêuticas e de terapia ocupacional, através da aplicação de questionários onde possa se detectar precocemente as afecção provocadas pelas  Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares (LER/DORT) relacionadas ao trabalho.

De acordo com o Plano Anual do CEREST Caxias, e em decorrência do mês alusivo às LER/DORT, a primeira unidade a realizar a ação foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), direcionada aos funcionários do serviço de limpeza, copeiros e maqueiros. O coordenador do CERST Regional Caxias, Eliel dos Santos, ressaltou a importância da ação para os trabalhadores.

“Nós podemos perceber o quanto esta classe precisa de atenção e de se detectar de forma precoce esse mal. Podemos, com isso, conter muitos gastos públicos futuramente, e nós que trabalhamos com a prevenção iremos incansavelmente promover tais ações”, disse o coordenador, Eliel dos Santos.

A trabalhadora da UPA, Maria de Jesus, participou da ação e recebeu as devidas orientações.

“Nós nos sentimos valorizadas com este trabalho, a presença destes profissionais nos faz pensar mais ainda no nosso futuro e no cuidado que devemos ter com nosso dia a dia”, disse a trabalhadora.

“Como consequência que exigem os limites físicos-psíquicos dos trabalhadores, é muito comum observar em setores as famosas Lesões por Esforço Repetitivo, consequências essas que constituem-se num dos mais graves problemas enfrentados por trabalhadores nos últimos anos”, lembrou a fisioterapeuta do CEREST, Lorena Torres.

O diretor da UPA, Daniel Neto, destacou que a ação do CEREST teve um caráter muito positivo pelo conhecimento repassado.

“Percebi o quanto os colaboradores da UPA se sentiram bem orientados com as informações que receberam; aqui aproveito para agradecer a equipe do CEREST pela iniciativa”, disse o diretor.

Lembrando que as atividades seguem durante todo o mês de março, com previsão de serem realizadas em outras unidades de saúde, dentre elas: o Hospital Geral, Maternidade Carmosina Coutinho e Hospital Infantil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,