Caxias está sediando a 1ª Tutoria da Planificação em Atenção à Saúde, integrando as regiões de Caxias, Balsas e Timon. A abertura dos trabalhos se deu nessa quarta-feira (14) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).  O encontro visa compreender os objetivos e metodologias da tutoria integrada inter-regional e conhecer a organização da rede de atenção à saúde por meio dos processos de Planificação em Caxias, bem como seus desafios.

Na solenidade de abertura, compareceram os conselheiros e consultores do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde); COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão); representantes da Secretaria de Estado da Saúde e das regionais participantes; coordenadores municipais de Saúde; a secretária municipal Socorro Melo; o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, e o prefeito Fábio Gentil.

Dando início aos trabalhos o coordenador da atenção primária, Rubenilson Luna, fez a apresentação da rede de atenção à saúde e da Planificação.

Ao final da manhã, toda equipe de trabalho se dirigiu à UBS do bairro Baixinha, onde as regiões de Caxias e Timon puderam conhecer as instalações da unidade e os processos e modelos de trabalho por meio da Planificação.

Daniel Barros, gestor regional de Saúde de Caxias, parabenizou o prefeito Fábio Gentil pelo trabalho da Planificação no município e reconheceu Caxias como uma referência em saúde. “A secretária de Saúde de Caxias, Dra. Socorro Melo, está sendo bem solícita aos anseios da região. Parabéns prefeito! Hoje eu percebo que Caxias é vitrine, não só para o Maranhão, mas para todo o Brasil”, destacou.

O prefeito Fábio Gentil, vice-prefeito Paulo Marinho e a secretária de Saúde, Socorro Melo, destacaram a felicidade de Caxias ter se transformado em uma referência para a saúde e que os trabalhos irão continuar para que os serviços oferecidos continuem se ampliando.

Nós investimos e acreditamos na Planificação, mesmo sabendo que não era a curto prazo, e agora começamos a colher os frutos desse trabalho, resultando em melhor atendimento à população que nos procura, o Ministério da Saúde tem nos aplaudido e elogiado, e garantiu mais recursos para o investimento na saúde”, completou o prefeito.

“Entendemos o processo de Planificação e sua importância, tanto que ampliamos o serviço melhorando o atendimento para os usuários, investindo na capacitação dos profissionais; hoje já estamos no CEAMI e caminhando para a implantação do serviço na Maternidade Carmosina Coutinho, tudo isso buscando oferecer ao cidadão o atendimento que ele merece”, destacou o vice-prefeito.

“Esse encontro é o reflexo de todo o trabalho e empenho que se tem feito durante estes quinze meses de gestão, sendo que para o nosso usuário, a gente procura cada vez mais melhorar e expandir todo o processo de Planificação. Nós somos espelho não só para a região, e o Maranhão, mas para todo o país”, disse a secretária.

O evento segue até esta sexta-feira (16), contemplando também encontros de alinhamento com médicos e profissionais de saúde bucal e visitas às unidades de saúde.

Veja na reportagem:

Veja mais fotos: