O Programa de Cisternas do Governo Federal para escolas está em fase inicial em Caxias; a execução é feita através de treinamento prático aos trabalhadores que estarão aptos para a execução das obras, após o término do treinamento que teve início nessa quarta-feira (14).

Os instrutores chegaram em Caxias através do Instituto Nacional de Administração, Projetos e Estudos Municipais (INAPEM). O curso de treinamento prático acontece em torno de 10 a 15 dias.

O Programa de apoio à captação de água da chuva tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo secundário e para a produção de alimentos, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Uma das escolas beneficiadas é a UEM Vereador Fábio Gentil, no bairro Soledade, escola dirigida por Sirlene de Fátima Macedo dos Santos. As equipes de coordenação do campo e a Assessoria de Meio Ambiente da SEMECT compareceram ao local para acompanhar os treinamentos.

A ideia é aproveitar a mão de obra local. A cisterna que será instalada na escola selecionada terá capacidade de armazenar 52 mil litros que, além de abastecer a escola, pode ajudar as famílias da comunidade. A construção de 25 cisternas em escolas municipais com mais de 50 alunos na zona rural de Caxias, irá beneficiar muitas comunidades da região rural da cidade.

O público do Programa são alunos da rede municipal e famílias rurais de baixa renda que foram atingidas pela seca ou por falta regular de água. Além de abastecer a escola, pode ajudar as famílias da comunidade onde estiver, caso os moradores necessitem de água.

O profissional responsável para esse treinamento é o mestre de obras Francisco Valderi, que veio do Ceará com especialidade prática na área de construção de cisternas.

“Um desses benefícios é proporcionar aos profissionais o conhecimento prático e hábil para realizarem a construção dessas cisternas. As escolas terão com a implantação dessas cisternas o armazenamento de água, fazendo com que, após esse modo de preparação, a escola possa suprir a necessidade de água por causa da seca”, disse o mestre de obras.

Para a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, o programa vai contribuir com o processo educacional, pois além de ajudar no abastecimento de água nas escolas, também gera consciência ambiental.

“A construção dessas cisternas representa a valorização das pessoas, nós já tivemos um momento de discussão sobre isso, e nessa quarta-feira foi dado o início dessa grande conquista do governo municipal e do nosso prefeito Fábio Gentil, pois sabemos que a necessidade de água é muito grande, então nós precisamos ajudar esses povoados”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Palavras chaves: ,