Prefeitura Municipal de Caxias > Notícias > Saúde > SAAE Caxias garante qualidade da água tratada e distribuída

Toda a água produzida e distribuída nas estações de tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, localizadas nos bairros Ponte e Volta Redonda, são monitoradas 24h por dia por uma equipe qualificada formada por químicos, laboratoristas, operadores de sistema hidráulico, coletadores e repositores que trabalham em sistema de revezamento de turno, para garantir que essa água esteja dentro dos padrões de potabilidade recomendados pelo Ministério da Saúde.

Atuamos de domingo a domingo, 24h por dia, tratando e monitorando a água nas estações que só é distribuída se atender todos os padrões de potabilidade”, enfatiza o químico industrial do SAAE, Edson Mauro.

O SAAE/Caxias realiza também, de domingo a domingo, diversas intervenções nas ruas da cidade, seja na retirada de vazamentos e na execução de extensões na rede de abastecimento de água com o objetivo de promover o bem estar e levar água de qualidade para a comunidade.

Somente este ano, de janeiro à primeira quinzena de março, a equipe do SAAE retirou cerca de 600 vazamentos somente na zona urbana da cidade, principalmente nos bairros Cangalheiro, Seriema, São Francisco, Centro, Volta Redonda, Castelo Branco e Nova Caxias. E durante esses trabalhos, inevitavelmente, ocorre a entrada de sedimentos – como barro e areia, na rede de abastecimento que podem alterar, pontualmente, a cor da água fornecida.

Para levar qualidade de vida pra população caxiense, o SAAE precisa retirar os vazamentos das ruas e executar extensões de rede que podem alterar a cor da água, mas isso é de forma pontual e momentânea. Orientamos a população a entrar em contato com o SAAE pela central de atendimento 115 que a nossa equipe irá prontamente atender e prestar todo esclarecimento necessário”, explica o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Para o professor Roldão Ribeiro Barbosa, morador do bairro Hélio Queiroz, é muito importante esse atendimento do SAAE perto da comunidade. “Eu procurei o SAAE para tirar dúvidas sobre a água aqui do nosso bairro e a equipe veio de imediato aqui e em seguida trouxe os resultados das análises que mostram que a água está dentro dos padrões para o consumo humano. Isso nos dá a garantia do trabalho eficiente e do produto que está sendo oferecido, demonstrando um atendimento humanizado e o compromisso da autarquia com a população de Caxias”, elogia o professor.

O SAAE está à disposição da população para qualquer dúvida ou esclarecimento por meio dos telefones 115 e o whatsApp 9 8833-4905 ou presencial na Central de Atendimento que fica na Praça Magalhães de Almeida, nº 191, no Centro.

Veja na reportagem: