A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou na tarde dessa terça-feira (27) a entrega de materiais didáticos em Braille para 25 escolas da rede municipal de ensino, que irão contribuir no aprendizado de alunos com deficiência parcial ou total da visão.

O material foi disponibilizado aos gestores escolares em cerimônia realizada no auditório da Unidade de Ensino Arlindo Fernandes de Oliveira, localizada no residencial Eugênio Coutinho, com a presença de alunos, pais, gestores e coordenadores das escolas municipais, vereadores e representantes das entidades de pessoas com necessidades especiais.

Para Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT, Caxias vem tendo grandes avanços na área pedagógica. Os recursos didáticos adquiridos são fruto de uma parceria com o Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro (RJ).

“Eu diria que esse momento é especial para todo povo caxiense; nós atendemos hoje mais de 50 crianças que necessitam de uma atenção especial e esses livros vão contribuir com o ensino, melhorando o trabalho dos professores. A aquisição desse material só foi possível pela parceria com o Instituto Benjamin Constant, através do incentivo do prefeito Fábio Gentil”, disse a secretária.

Os materiais didáticos são ampliados, reproduzidos em alto relevo, com película transparente de PVC, tridimensionais (celas Braille em EVA) e contemplam desde a educação infantil até disciplinas do ensino médio.

João Lucas, de 14 anos, ficou feliz com a entrega do material e aproveitou para fazer planos pro futuro.

“Vou estudar e pretendo ser radialista, eu sei que esse material vai me ajudar muito para o meu desenvolvimento”, destacou Lucas, que cursa o 4º ano na Escola Lurdes Feitosa.

“Realmente vai contribuir muito, vai desenvolver mais na sala de aula, vai ter uma educação melhor e de qualidade, tudo vai melhorar”, disse Adones Reis, pai de aluno.

A entrega do material será feita até o final de maio, com a participação do Instituto Benjamin Constant. “Quero parabenizar a secretária de Educação e a Prefeitura de Caxias pelo empenho de buscar melhorias para nossa educação”, enfatizou Erika Bianca Palhano, Gestora adjunta no anexo da Escola Arlindo Fernandes de Oliveira.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: ,