A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) vai iniciar no mês de maio, em parceria com o SEBRAE, um programa de educação empreendedora na escola pública municipal pela primeira vez em Caxias.

O projeto piloto será na Escola Antenor Viana, contemplando 600 alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, como explica a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno.

Fizemos uma grande parceria com o SEBRAE. Vamos colocar educação empreendedora no Antenor Viana. É um projeto piloto. Se tivermos os resultados que sonhamos, vamos ampliar para outras escolas”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

A disciplina será ministrada por meio do “Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP). Proposto pelo SEBRAE nacional, o programa faz parte do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

A iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora no Ensino Fundamental, fazendo com que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades e comportamentos empreendedores.

As reuniões com a comunidade escolar e os pais dos alunos já estão acontecendo desde março, para que o projeto seja desenvolvido com sucesso na unidade de ensino. César Augusto, gerente regional do SEBRAE/Caxias, falou sobre os ganhos para os alunos.

Que esses jovens possam colher uma semente e que possam ser futuros empreendedores com uma visão diferenciada do tradicional e, assim, movimentar a economia local”, reforça César Augusto, gerente regional do SEBRAE/Caxias.

De acordo com o diretor superintendente do SEBRAE/Maranhão, João Martins, que tem buscado diversas parcerias com as prefeituras do Estado, o PNEE visa estimular um comportamento empreendedor.

“O comportamento empreendedor deve ser estimulado, uma vez que se trata de um saber essencial para a inserção no mercado de trabalho. Também entendemos que é uma forma de mudar a realidade das pessoas”, ressalta João Martins, diretor superintendente do SEBRAE/Maranhão.

Palavras chaves: , ,