O Conselho Municipal de Saúde de Caxias participou em Brasília da 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, com a presença de entidades e movimentos sociais populares em defesa do Sistema Único de Saúde  (SUS). O evento foi realizado nos dias 04 e 05 de abril pelo Conselho Nacional de Saúde e teve a participação da caravana maranhense.

Caxias foi representada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, César Furtado, e o conselheiro Luís César França.

O presidente do conselho explicou que nos dois dias de Planária foram discutidos: a defesa do SUS, a estruturação do Sistema de Conselhos, dentre outros temas importantes para a saúde.

“A saúde tem sido a principal preocupação do povo brasileiro. Nós somos comprometidos com uma saúde cada vez melhor para com a população, tenho a convicção de que podemos ajudar em muitas decisões importantes, pois no Brasil somos 100 mil conselheiros e nós de Caxias fazemos parte desse número representativo”, enfatizou César Furtado, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Os conselheiros se concentraram em frente ao Ministério da Saúde e, em seguida, foi realizado um ato onde foi entregue no Supremo Tribunal Federal (STF) um abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que objetiva vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos.

Participaram da Plenária Nacional aproximadamente 1800 delegados e delegadas representantes de entidades, movimentos sociais e populares.

No encontro foi debatido os rumos do Sistema Único de Saúde e tratado sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde marcada para 2019 que trará o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,