O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) de Caxias participou do I Congresso Internacional de Autismo do Brasil, realizado em Teresina-PI de 05 a 07 de abril no Atlantic City Club.

O evento foi promovido pelo Centro de Referência na Integração e Inclusão dos Autistas (SER-CRIIA) que capacita pais, profissionais e acadêmicos de diversas áreas, proporcionando qualidade de vida às pessoas com Autismo, incentivando a inclusão e rompendo preconceitos.

Com o tema “Desvendar as Potencialidades do Autista”, o evento foi de cunho científico como projeto de capitação de recursos para a manutenção dos atendimentos gratuitos das crianças autistas em tratamento na instituição e, também, como o maior instrumento de expansão da informação e estudo sobre o Autismo no âmbito do conhecimento.

Em Caxias, o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes autistas podem ser feitos gratuitamente no CAPS IJ, coordenado pela enfermeira Msc. Conceição Moura, que participou do evento acompanhada das pedagogas Joelma Muniz, Manuele e a terapeuta ocupacional Vivian Seba.

O CAPS IJ de Caxias apresentou quatro trabalhos, sendo um de comunicação oral sobre rastreamento precoce do Autismo, fruto do trabalho de dissertação do Mestrado da enfermeira Conceição Moura. Os demais foram apresentados em pôsteres abordando as áreas de Arte e Música, Educação Física, Autismo e Cegueira.

Na ocasião, a coordenadora do CAPS IJ divulgou o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da Saúde Mental em Caxias, sendo bem avaliado pelos participantes do congresso.

A participação do CAPS IJ agregou mais conhecimentos para nossa equipe; pudemos compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso município a nível de Saúde Mental para a infância e adolescência. Os trabalhos que nós apresentamos serviram de exemplo para outros estados participantes e, através dos conhecimentos que adquirimos lá, vamos poder qualificar melhor o nosso atendimento”, explicou a enfermeira Msc. Conceição Moura, coordenadora do CAPS IJ.

O trabalho do CAPS Infanto Juvenil de Caxias foi avaliado no evento como um dos mais organizados a nível de SUS, servindo de modelo para outros municípios. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil conta com uma equipe multiprofissional e está localizado à Rua Manoel Gonçalves, nº 1018, Centro de Caxias.

 

 

Palavras chaves: ,