Profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Itapecuruzinho ministraram uma palestra sobre Tuberculose para os moradores da comunidade.

A ação educativa reuniu, além da população, a equipe da UBS e acadêmicos de Enfermagem, que levaram informações importantes sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Alessandra Maria, acadêmica de Enfermagem, frisou que a ação é uma forma de informar a população, pois ainda existem pessoas que têm os sintomas da Tuberculose mas não procuram o serviço de saúde.

“Aqui nós falamos da importância de se procurar as unidades de saúde em casos suspeitos, isso faz com que eles despertem para o assunto”, explicou Alessandra Maria.

“Passamos orientações de como reconhecer os sinais que possam indicar ser um caso de Tuberculose; esse trabalho também será levado aos bairros adjacentes. Nós temos um bom suporte do tratamento pelo Município, que tem duração de seis meses”, disse Walcirânia Brandão, enfermeira da UBS Itapecuruzinho.

Os profissionais de saúde orientaram que deve-se observar a tosse com duração de mais de três semanas e realizar os exames imediatamente. Se o resultado for positivo, o tratamento deve começar o quanto antes.

“Essa doença é grave, se a pessoa não se tratar pode até morrer. Se eu ver alguém com esses sintomas, com certeza vou dizer para procurar o pessoal aqui do posto de saúde”, disse Cláudio Moraes, morador do Fumo verde.

Dia 20 deste mês a UBS do Itapecuruzinho estará realizando uma ação externa junto aos moradores do bairro São Pedro, também sobre a prevenção e o tratamento da Tuberculose. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis nas unidades de saúde de Caxias.

 

Palavras chaves: , , ,