Na manhã dessa quinta-feira (12) o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, decretou Situação de Emergência em decorrência dos efeitos prolongados das chuvas ocorridas nos últimos dias e a consequente cheia da Bacia do Rio Itapecuru, que subiu mais de três metros alagando casas e causando prejuízos na estrutura da cidade, o que caracteriza desastre nível I decorrente de inundação.

O decreto nº 077 está fundamento na Lei Federal nº 12.608 de 10 de abril de 2012 e na Lei Orgânica do Município.

As chuvas que têm atingido Caxias provocaram o desalojamento de centenas de pessoas que já começaram a serem assistidas pela Defesa Civil Municipal. Alguns locais estão sem água potável, energia e alimentação. Os estragos provocados atingiram ruas, avenidas e estradas vicinais devido à queda de árvores e barreiras.

O decreto prever a convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de recursos para assistir as famílias, prestação de socorro, dentre outras medidas que auxiliem a população afetada.

O decreto entrou em vigor hoje, dia 12 de abril, permanecendo por um prazo de 60 dias, sendo prorrogado por no máximo 180 dias, caso haja necessidade. O mesmo foi publicado no Diário Oficial do Município seguindo para a Defesa Civil Estadual para que seja homologado.

Estamos alimentando o sistema da Defesa Civil Nacional. Temos no Estado do Maranhão vários municípios nessa situação. Estamos informando a Defesa Civil Estadual para homologar a situação de emergência que já está inserida à cidade de Caxias”, disse o capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil de Caxias.

“Nós iremos prestar todo apoio necessário através da Assistência Social, Secretaria de Obras, Meio Ambiente e a própria Defesa Civil; com certeza vamos encontrar a solução viável o mais rápido possível”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Números disponíveis em casos de doações ou emergências:

Palavras chaves: , ,