No último dia 06 de abril, o então secretário Ney Jefferson pediu afastamento da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca devido ao período de desincompatibilização para as eleições de 2018. Na presença do prefeito Fábio Gentil e sua equipe de governo, como também de trabalhadores e trabalhadoras rurais, ele fez um balanço das ações realizadas ao longo dos 15 meses de gestão.

Produzimos mais de 230 mil kg de alimentos no PAA só no ano passado, este ano já estamos passando a marca de 90 mil kg; preparamos campos agrícolas, mais de 700 hectares em 15 meses, estamos levando quase 7 milhões de litros d’água para a zona rural, preparamos mais de 200 km de estradas vicinais, preparamos mais de 20 tanques de agricultura, enfim, estamos com algumas sementes plantadas nesses 15 meses”, destacou Ney Jefferson, ex-secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

“Ele foi bem importante, fizemos nesse ano e três meses que ele ficou muito mais do que os outros fizeram em quatro anos de governo. Nós fizemos o programa PPA funcionar, incrementamos com o PAA municipal, uma forma de fazer o município investir; todos os produtores tiveram a plena consciência de que a sua produção seria adquirida pelo município, nossas entidades, como hospitais e creches estão sendo beneficiadas com produtos genuinamente caxienses plantados pelos nossos produtores rurais”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Nessa quinta-feira (12) a engenheira agrônoma e mestra em Agricultura Tropical, Luciana Soares, tomou posse como gestora da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A secretária foi apresentada à sua equipe de trabalho pela chefe de gabinete Lycia Waquim.

Com experiência no plantio de soja, milho e algodão, a nova secretária já foi professora substituta do Instituto Federal do Maranhão e trabalhou como engenheira agrônoma na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado. A secretária Luciana Soares destacou como pretende conduzir os trabalhos para o engrandecimento da agricultura do município.

Pretendo somar trazendo uma agricultura mais pertinente que desenvolva a zona rural e a zona urbana, porque sabemos que o setor primário é que alavanca a economia do nosso país. Os trabalhadores e trabalhadoras podem esperar uma secretária bem aberta ao diálogo, vou escutar a todos para podermos tomar as decisões”, disse a nova secretária.

“Tem experiência na área e eu espero que continue o belo trabalho que estava sendo feito, com mais alguns avanços que ela tenha vindo para somar”, frisou Lycia Waquim, chefe de gabinete.

O que nós sabemos dela é que é uma pessoa técnica, uma pessoa realmente eficiente que vai agregar valores à Secretaria”, ressaltou Herbert Dete, secretário adjunto de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

O prefeito Fábio Gentil declarou que a escolha foi técnica, reforçando o pedido de humanização e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“Eu tenho certeza que a Luciana, pela competência que tem, irá fazer um excelente trabalho, irá conduzir a Secretaria da melhor forma possível, valorizando o homem e a mulher do campo”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: , ,