Prefeitura Municipal de Caxias > Governo > Prefeitura de Caxias entrega hoje (14) aos caxienses e turistas o Mirante da Balaiada

A Prefeitura de Caxias entrega hoje (14) aos caxienses e turistas o Mirante da Balaiada, a 2ª das 05 grandes obras anunciadas no início da gestão pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), em 2017.

O Mirante da Balaiada está situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, valorizando o monumento símbolo das ruínas do Quartel da Balaiada, movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX.

Ao lado do Mirante, também foi construída pela Prefeitura Municipal a Praça Duque de Caxias, logradouro público que fica em frente ao Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA), sendo completamente reformada e revitalizada, recebendo novo piso, luminárias, bancos e arborização, dando beleza ao local.

Também será entregue hoje (14) a reforma do Memorial da Balaiada, que permitirá aos visitantes todo o conforto que necessitam, seja quando forem fazer suas pesquisas ou conhecer a rica história da cidade.

Mirante da Balaiada

O Mirante da Balaiada, além de ser o ponto turístico mais elevado da cidade, também se transformará no mais novo cartão postal de Caxias, com Parque Turístico (que concentrará área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação e quiosques para a comercialização do artesanato local), Casa de Leitura e Biblioteca, minizoológico, córrego artificial e serviço de internet gratuito para os visitantes.

O local está sinalizado com placas, nas trilhas será possível a leitura de versos de poetas caxienses. O Mirante será administrado pela Secretaria adjunta de Turismo, que têm à frente o secretário Fernando Santos, que trabalhará em parceria com a direção do Memorial da Balaiada.

Neste sábado, a partir do 12h, a Avenida General Sampaio, principal acesso ao Morro Alecrim, será completamente interditada para que os caxienses possam transitar com segurança durante a inauguração do Mirante da Balaiada e entrega da reforma do Memorial da Balaiada.

Dentre os órgãos que fazem parte das estratégias operacionais para garantir a tranquilidade do público que se fará presente à inauguração do Mirante, estão: Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; SAMU; seguranças particulares; Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria adjunta de Transportes, dentre outras.

A estrutura de palco e sonorização para os shows foi montada na Avenida General Sampaio, em frente ao Colégio Inácio Passarinho, e do prédio da Polícia Rodoviária Federal para receber as bandas: Cassino Quebec, Forró Cavalo de Pau, Garagem Nacional e o cantor Paulo Ricardo, atração nacional.

O evento vai contar com a presença de autoridades políticas do Município, do Maranhão e do Brasil, a exemplo do candidato à Presidência da República, Álvaro Dias (Podemos-PR), além de representantes da sociedade civil, eclesiástica, militares e do judiciário.

O prefeito Fábio Gentil convida toda população caxiense para a entrega de mais uma grande obra para Caxias, região e o Estado do Maranhão.

“Eu convido todos os caxienses e todos aqueles que se apaixonaram pela cidade. Gostaria muito de contar com o apoio de todos os caxienses para ter a certeza de que o Mirante está sendo bem recebido e que todo dinheiro investido está sendo retribuído ao povo de Caxias”, convida Fábio Gentil, prefeito de Caxias.