A Coordenação da Defesa Civil de Caxias recebeu nessa segunda-feira (16) algumas doações de água, alimentos e roupas advindas do Rotary Clube que foram entregues às famílias atingidas pela enchente do Rio Itapecuru, na região da Beira Rio, próximo ao Parque da Cidade no bairro Ponte.

Na semana passada, o nível do rio estava três metros acima do nível normal, afetando os bairros Galiana, Ponte e Salobro.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca também contribuiu com alimentos, frutas, verduras e legumes.

“Recebemos algumas doações do Rotary Clube de Caxias que foram entregues a esta coordenação pela presidência do Rotary, que tem à frente o nosso amigo Renê. Esses alimentos foram entregues às comunidades afetadas, em especial à Rua Beira Rio, no Parque da Cidade. Essa entrega foi feita porque nós havíamos feito um cadastro antecipado”, disse o capitão Malheiros, coordenador municipal da Defesa Civil.

Nessa terça-feira (17), o Rio Itapecuru teve uma grande redução no nível da água de 3,78m.

Nos últimos dias, algumas famílias tiveram que deixar suas casas, mudando-se para residências de parentes, enquanto outras ficaram de sobreaviso da Defesa Civil para, em caso de emergência, também serem remanejadas para um local seguro.

Na última quinta-feira (12) o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, diante da situação de comprometimento da estrutura da cidade por conta das ruas e casas alagadas às margens do Rio Itapecuru, decretou Situação de Emergência, sendo que o decreto seguiu para homologação da Defesa Civil estadual.

O decreto prever a convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de recursos para assistir as famílias, prestação de socorro, dentre outras medidas que auxiliem a população afetada. O mesmo foi publicado no Diário Oficial do Município, permanecendo por um prazo de 60 dias, sendo prorrogado por no máximo 180 dias, caso haja necessidade.

Palavras chaves: ,