Em parceria com a Prefeitura de Caxias, profissionais de saúde da Residência em Enfermagem Obstétrica realizaram uma roda de conversa com gestantes sobre a importância do pré-natal.

A ação aconteceu nessa terça-feira (23) no ambulatório da Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Caxias.

Mãe de primeira viagem e no 9º mês de gravidez, Leidiane da Silva, que está sendo acompanhada pelas profissionais do grupo de residentes, chamado de “Maternidade Ativa”, falou sobre a importância do acompanhamento.

“Quando a gente for para a maternidade já está mais à vontade, já vai ter tirado todas as dúvidas”, disse Leidiane da Silva, grávida.

Ao todo 12 profissionais atuam na Residência em Enfermagem Obstétrica. A enfermeira Érica Raiane lembra o perfil das pacientes recebidas.

“São todas gestantes de baixo risco ou risco habitual. Abordamos diversos assuntos, desde questões relacionadas à gestação ao parto, puerpério, como empoderá-la para o parto, que elas se sintam confiantes, tendo suas dúvidas esclarecidas”, explicou Érica Raiane, enfermeira.

O ambulatório da UEMA está localizado na Rua Quininha Pires\Centro e trabalha em parceria com a Prefeitura de Caxias na orientação às gestantes de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

A enfermeira Edivania Sá destaca que o acompanhamento da gestante é praticamente personalizado; até mesmo no dia do parto os residentes estão ao lado da paciente.

“O importante é que os mesmos profissionais que estão acompanhando vão estar com elas durante o parto. Na roda de conversa a gente tem a oportunidade de apresentar pra essa gestante todos os residentes”, frisou a enfermeira.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,