Em alusão ao mês de abril, dedicado à segurança do paciente, a Maternidade Carmosina Coutinho tem trabalhado ações voltadas para a temática que se referem ao Programa Nacional de Segurança do Paciente.

As ações de segurança estão sendo feitas por meio de treinamentos de protocolos já implantados na unidade de saúde.

Um dos treinamentos realizados foi sobre Cirurgia Segura, ministrado pela enfermeira Joanne Thalita, onde foram esplanadas todas as etapas que garantirão a segurança do paciente cirúrgico. Além deste,  Identificação do Paciente, Comunicação Efetiva e Prevenção de Lesão por Pressão foram outros temas abordados.

O evento contou com a participação de enfermeiras, obstetra, anestesista e médicos residentes que fazem parte do corpo clínico da Maternidade.

“A ação foi muito oportuna! Parabenizamos a competência da palestrante enfermeira Thalita, sempre didática e precisa, esgotando o tema de forma explícita e minuciosa”, disse Dr. Ribamar, médico anestesista.

“Os treinamentos contribuem para que os profissionais se envolvam mais, facilitando a troca de experiência da equipe, propondo novos processos de trabalho. É importante que nossas ações sejam sistematizadas para tornar o procedimento cirúrgico mais seguro e ajudar a equipe de profissionais da assistência à saúde, reduzindo a possibilidade de danos ao paciente”, explicou Joanne Thalita, palestrante e coordenadora de enfermagem da Maternidade Carmosina Coutinho.

A enfermeira da UTI, Rosalina Ribeiro, participou do treinamento sobre Prevenção de Lesão por Pressão e destacou a importância das capacitações.  “Quando nos especializamos mais, trabalhamos com mais profissionalismo. Esses treinamentos aqui na Maternidade fazem com que a gente tenha uma visão muito mais ampla das metas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde”. 

“Aqui nesse trabalho nós contemplamos metas do Núcleo de Segurança do Paciente estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo elas Identificação do Paciente; Comunicação Efetiva; Prescrição e Administração de Medicamentos; Cirurgia Segura; Higienização das Mãos, Prevenção do Risco de Queda e Lesão por Pressão. São assuntos muito importantes ao bom desempenho do trabalho dos profissionais”, disse Cintya Santos, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente.

Confira na reportagem:

 

Palavras chaves: , , ,