O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em parceria com a Prefeitura de Caxias, realizou a soltura de aves na área do Parque Ambiental do Mirante da Balaiada na manhã da última sexta-feira (01).

A ação faz parte do projeto de soltura monitorada de fauna silvestre urbana com reintrodução de Jandaia-verdadeira na natureza.

As aves foram levadas ao Mirante no mês de abril deste ano com intuito de tornar a fauna mais acessível às pessoas, sem a necessidade de captura criminosa.

O projeto técnico envolve o período de acomodação dos animais no viveiro que foi construído dentro do espaço de mata preservada no Morro do Alecrim, como explicou o analista ambiental do IBAMA, Roberto Rodrigues.

“Os animais foram trazidos para cá, alimentados e cuidados. Passados dois meses, estamos devolvendo à natureza uma parte; daqui a um mês, iremos soltar o restante, finalizando a etapa de pré-soltura, onde a gente terá os animais vivendo livremente no ambiente do Mirante. Posteriormente, iremos trazer outros animais”, destacou.

A Jandaia é um pássaro nativo do Brasil. Ela é conhecida como a ave símbolo do Nordeste, principalmente do Ceará. A Jandaia-verdadeira faz parte da família dos Psittacidae. Seu nome científico é Aratinga jandaya, que significa “periquito barulhento”.

 

Palavras chaves: , ,