Nesta quinta-feira (14) ocorreram as semifinais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de Caxias, a exemplo de Futebol, Beach Soccer, Futsal, Basquete, Handebol e Queimada.

As competições ocorreram no Ginásio de Esporte Governador João Castelo; Campo Rita Queiroz; Quadra do Parque Balneário Veneza e Ginásio Mundico Santos, somando ao todo 29 partidas durante todo o dia.

No Parque Balneário Veneza, durante a manhã, as escolas Odolfo Medeiros e Cônego saíram vencedoras e vão disputar a final na manhã dessa sexta-feira (15).

“A gente já vem com um trabalho desde o ano passado. Estávamos esperando um melhor resultado. Esperamos fazer uma boa partida na final e, quem sabe, sair com o título de campeão”, disse Robson Lopes, técnico da equipe do Odolfo Medeiros.

“Ano passado a gente conseguiu ser bicampeão, e esse ano a gente pretende levar de novo. Nós estamos confiantes”, destacou João Paulo, técnico do Cônego.

No Ginásio Mundico Santos ocorreram as partidas de Handebol e Queimada. Mas a torcida compareceu em peso no Ginásio Governador João Castelo, onde foram realizadas as partidas de Futsal mirim, infantil e infanto, além de Basquetebol. A disputa entre as equipes das escolas Duque de Caxias e São José finalizaram com a vitória nos pênaltis da Escola São José.

“Foi um momento muito inesperado. Deu tudo certo! Agora a gente vai enfrentar o João Lisboa na final”, disse Lincoln Oliveira, goleiro do São José.

Algumas modalidades já encerraram e realizam as premiações, sendo elas: Atletismo, Caratê, Muay thai, Tênis Mesa, Tae-kwon-do, Badminton e Xadrez. As demais, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol, Beach Soccer, Vôlei de Areia e Basquete, ainda seguem disputando até essa sexta-feira (15), quando acontecem as finais.

“Na sexta-feira, até às 15h, estaremos finalizando as disputas. Estamos pensando em fazer a festa de premiação geral logo em seguida”, destacou o professor Santiago, supervisor geral dos Jogos Escolares de Caxias.

Têm se destacado também as escolas da zona rural de Caxias. Nessa quarta-feira (13), nas quartas de finais, a equipe do Nazaré do Bruno passou para semifinal. Nos JECS 2018, equipes de três povoados estão participando: Sossego, Barro Vermelho e Nazaré do Bruno. A Prefeitura de Caxias deu total apoio logístico para que os alunos fossem transportados da zona rural até as praças esportivas.

Para Dorival de Oliveira, treinador do Coelho Neto, o nível técnico tende a melhorar.

“No Futebol os times estão com um nível muito bom, tanto é que escolas tradicionais que eram para está na final não estão, ou seja, cada jogo é um jogo, vai depender de como a equipe está no momento”.

“Em 2017, quando a equipe do prefeito Fábio Gentil pegou os Jogos Escolares, foi um sucesso. Mas esse ano está muito melhor, os jovens estão participando! A categoria Mirim trouxe a família para os ginásios”, destacou Darlan, vereador.

Em 2018, mais de 2.300 estudantes se inscreveram nos Jogos Escolares, número recorde de participantes de 73 unidades de ensino nas seguintes modalidades esportivas: Futsal, Futebol, Handebol, Atletismo, Caratê, Muay thai, Tênis Mesa, Voleibol, Beach Soccer, Vôlei de Areia, Basquete, Xadrez, Tae-kwon-do e Badminton.

“Um dos maiores Jogos Escolares de Caxias está sendo a 41ª edição. Dobrou a nossa expectativa, então é motivo de alegria para nós”, destacou Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esporte do Município.

Palavras chaves: , ,