Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Saúde participaram nessa quinta-feira (14) em Caxias da ‘Capacitação Regionalizada Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI): Reformulação e Funcionamento dos Comitês Municipais de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil’.

Ao todo 10 municípios co-financiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil participaram do evento promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O combate ao trabalho infantil precisa ser diuturno e precisa da participação de todos os atores que participam desse processo. Muitas vezes consegue-se resolver uma situação apenas com a atuação administrativa, com a atuação do Conselho Tutelar, do Ministério Público. E, outras vezes, há a necessidade de se instaurar um processo judicial, e aí é que vai entrar a atuação do poder judiciário”, lembrou Fábio Ribeiro, juiz do trabalho de Caxias.

“O trabalho é de monitoramento e assessoramento aos municípios co-financiados pelo PETI. 70 municípios maranhenses recebem co-financiamento. Esse trabalho é a capacitação regionalizada. Ela está acontecendo em todo o Estado”, destacou Ariane Rêgo, técnica de Referência Estadual das Ações Estratégicas do PETI.

Durante a capacitação foi debatida a importância do trabalho em rede para a erradicação do trabalho infantil, finalizando com a oficina “Construção do fluxograma para o atendimento na rede de enfrentamento ao trabalho infantil”.

“Essa ação vai contribuir para que a gente possa está direcionando a comissão de erradicação do Trabalho Infantil e para que tenhamos também a prevenção”, ressaltou Jéssica Vieira de Sousa, coordenação da AEPETI/Timon.

Caxias formou o seu Comitê Intersetorial e essa capacitação é uma das formas de traçar e identificar em todos os setores o que a gente pode está fazendo para contribuir com a erradicação do trabalho infantil”, lembra Kátia Braga, presidente do CMDCA/Caxias.

“Essa capacitação visa fortalecer o nosso Comitê Intersetorial, não só na Assistência Social, mas na educação, na saúde e promover uma melhor qualidade de vida para as nossas crianças e adolescentes. Hoje nós temos os Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde as crianças e adolescentes são inseridos e os pais dessas crianças, pois nós trabalhamos da criança ao idoso. Nós temos as parcerias com o SESI/SENAI e SENAC com oficinas para os pais dessas crianças para que eles possam ter uma renda, garantir o sustento da família e não levar as crianças para o trabalho”, explicou Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef/Caxias.

Palavras chaves: , ,