Durante uma semana, de 11 a 15 de junho, uma equipe técnica do programa Telessaúde Brasil Redes no Maranhão e docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estiveram em Caxias realizando um trabalho de pesquisa para tese de mestrado e doutorado.

Os encontros tiveram início com a Coordenação da Atenção Primária e do Telessaúde em Caxias, além de momentos com médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, odontólogos e auxiliar de Saúde Bucal.

“Essa experiência de Caxias é muito interessante, onde tivemos uma aproximação maior com os profissionais de saúde. Nós temos conseguido sensibilizá-los sobre essa ferramenta tão importante que é o Telessaúde”, disse Elen Sousa, coordenadora de cursos da Escola Técnica do SUS da Secretaria de Estado da Saúde.

“Estamos realizando uma pesquisa de mestrado e doutorado para avaliar o Telessaúde. No Maranhão, a pesquisa tem o intuito de avaliar e propor melhorias que possam servir também de base para todos os núcleos do programa no Brasil”, frisou Ariane Bernardes, docente da UFMA.

Ariane Bernardes, docente da UFMA e Elen Sousa, coordenadora de cursos da Escola Técnica do SUS da Secretaria de Estado da Saúde.

A programação se deu no auditório do SAMU, UEMA\Anexo Saúde e visitas às Unidades Básicas de Saúde. Foram entrevistados pela equipe de pesquisa todos os profissionais da atenção básica cadastrados na plataforma.

Hoje o programa oferta serviços para 47 cidades maranhenses. Em 2017, Caxias foi o município que mais utilizou os serviços ofertados pelo Telessaúde no Maranhão; por esta razão, as equipes técnicas estiveram no Município realizando o trabalho de pesquisa.

A secretária de Saúde de Caxias, Socorro Melo, lembrou que graças ao trabalho incansável e dedicado dos profissionais e da atual gestão, Caxias vem se destacando.

“Podemos citar a Planificação, que é referência para o mundo. Os nossos indicadores melhoraram muito. Caxias mais uma vez é referência e fonte de pesquisa para mestrado e doutorado. Isso é motivo de alegria para todos nós”, pontuou a secretária.

O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

Palavras chaves: ,