Trabalhadores da Secretaria Adjunta de Limpeza Pública participaram de uma ação de saúde com exames e vacina contra Hepatite B na manhã dessa quarta-feira (11), que faz parte da Campanha Julho Amarelo em alusão ao mês de conscientização e combate das Hepatites Virais, que em Caxias é promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Os atendimentos foram realizados nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura, no bairro Trizidela.

“Estamos vacinando todos os Garis, o pessoal que trabalha na Secretaria, sendo mais de 200 pessoas. Diariamente o CTA oferece testes de HIV; Hepatites Virais B e C, além de Sífilis. Nós funcionamos próximo ao PAM, é muito fácil encontrar”, afirmou Kelma Bezerra, coordenadora do CTA/SAE.

Atualmente mais de 300 Garis fazem parte da administração pública municipal, realizando a limpeza da cidade e agindo de forma preventiva em prol da saúde de toda população.  O serviço em forma de mutirão teve grande participação, onde os trabalhadores puderam se prevenir contra doenças.

“Quando tem esse tipo de campanha a gente fica muito grato, porque é muito complicado ficar sem vacinar. A gente tem que tirar um dia para cuidar da saúde”, lembra Francisco Machado, Gari.

“Nós fazemos um trabalho de muita importância para cidade. Essa ação é importante! Coisa que nunca tinha acontecido está acontecendo agora. É bom para todos”, disse Lindomar Antônio, Gari.

Nós estamos fazendo o teste rápido, vacinação e distribuição de preservativos masculino, feminino e gel, além de folders para informações. Nós estamos administrando vacina contra Hepatite B, porque o pessoal da limpeza está mais vulnerável. Eles precisam estar se vacinando”, explicou Rosivalda Cristine, enfermeira do CTA/SAE.

O prefeito Fábio Gentil, acompanhado da equipe da Secretaria de Infraestrutura, cumprimentou a todos os trabalhadores e destacou a importância de cuidar bem daqueles que fazem os serviços públicos funcionarem.

“Eles são pessoas que diariamente estão mantendo a nossa cidade limpa, trabalhando para que a saúde preventiva possa acontecer. Ao pessoal da limpeza pública de Caxias, nós agradecemos de coração! Temos que valorizar e agradecer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O prefeito lembrou que em sua gestão a Prefeitura de Caxias voltou a honrar os pagamentos dos Garis rigorosamente em dia. Antes eles eram vinculados a uma cooperativa, mas hoje todos fazem parte do serviço público.

“Os Garis faziam parte de uma cooperativa que os prejudicava muito, recebendo muito abaixo do que determina a lei, que é um salário mínimo. O município tomou essa atitude de iniciar o governo trazendo todas essas pessoas para folha pública municipal, adentrando ao município como funcionários públicos, dando a garantia de uma aposentadoria futura. Honramos nosso compromisso, a nossa palavra, e apresentamos a eles o fardamento também, para que pudessem trabalhar com as condições mínimas necessárias”, explicou o prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,