O Memorial da Balaiada desde que foi reaberto, após a última reforma entregue no dia da inauguração do Mirante da Balaiada em abril de 2018, recebe diariamente centenas de visitantes.

Cresceu de forma exponencial as visitas guiadas realizadas por escolas da rede municipal. Por mês, mais de 20 mil pessoas frequentam o local que ganhou nova vida ao fazer parte do Complexo Cultural Balaiada.

“Nós quadruplicamos o número de visitantes. Já tivemos mais de 33 mil visitantes. Anualmente a média era em torno de 20 mil pessoas e agora nós temos aumentado; possivelmente até o final do ano tenhamos 70 mil visitantes. Nós agora somos o Complexo Cultural da Balaiada, formado pelas Ruínas do Quartel da Balaiada, o Memorial da Balaiada, a Praça Duque de Caxias, o CESC/UEMA e o Mirante”, explica Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

De forma inovadora, alunos das escolas municipais das zonas urbana e rural de Caxias, graças a parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, estão interagindo no mesmo espaço de forma lúdica e divertida conhecendo a história da Guerra da Balaiada.

Os alunos da Escola Eva Silva Magalhães, do bairro Matadouro Novo, e da Escola Nossa Senhora de Nazaré, no povoado Trabalhosa, além de ampliarem os conhecimentos aprendendo um pouco mais sobre as lendas da cidade de Caxias, também foram incentivados a conhecerem o mundo dos livros por meio do projeto “Fazendo uma criança leitora”, que agora é trabalhado pelo Memorial dando mais opções aos ilustres visitantes.

“Nosso objetivo é ressaltar esse acontecimento histórico da Guerra da Balaiada, que faz parte da nossa cultura. Antes de vir, nós fizemos todo um estudo sobre a Guerra da Balaiada para poder trazê-los”, frisa Hortência Coelho, coordenadora pedagógica.

“Foi uma forma de contemplar os alunos mais assíduos, sendo selecionados 20 alunos do turno matutino e 20 alunos do turno vespertino. Nós viemos proporcionar a eles esse conhecimento sobre a Guerra da Balaiada, conhecer um pouco da história e conhecer o melhor que Caxias tem, porque aqui é um ponto turístico novo e um dos melhores da cidade”, destaca Soyara Almeida, professora.

“Eu gostei do passeio, vi os coelhos. Eu achei ótima a visita”, disse Luís Riquelme, aluno.

“Eu achei muito boa a visita. Gostei dessas espadas, dos vasos, das armas. Eu subi no Mirante, vi coelho, as curicas. Eu gostei da visita”, disse Jailma Vitória, aluna.

“Nós fazemos esse trabalho lúdico, recebendo escolas municipais, estaduais e federais, além de turistas em geral. Temos o auditório onde nós levamos os alunos para a contação de lendas. Agora nas férias tragam seus filhos, tragam os estudantes, venham adultos e crianças, nós recebemos o público em geral, independente da faixa etária”, reforça Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,