O Sistema já está implantado na Unidade Básica de Saúde do povoado Brejinho desde o último dia 17 de julho de 2018.

A comunidade, que fica no 1º Distrito, é também a pioneira na zona rural a está interligada ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG), política que foi implantada desde 2008 no Brasil. O Sistema, que conta com uma antena instalada no telhado da UBS, permite que a Internet via satélite com 10 megas de velocidade possibilite aos usuários da Atenção Primária a marcação de todos os tipos de exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom, glicemia ou hemograma completo.

Wérica Queiróz, enfermeira chefe da UBS do povoado Brejinho.

“Os pacientes no ato da consulta médica, o médico achando necessidade de exames, eles vão para recepção. Lá, tem uma pessoa responsável por essa marcação e ele já recebe a hora, a data e o laboratório ou clínica que eles vão fazer esse exame. Antes a população tinha uma dificuldade para se deslocar à sede da central de marcação, mas hoje a comunidade está feliz pela implantação do Sistema aqui na comunidade através do nosso prefeito Fábio Gentil, nossa secretária e coordenadores”, explica Wérica Queiróz, enfermeira chefe da UBS do povoado Brejinho.

“A Regulação do Acesso à Assistência ordena e qualifica os fluxos de acesso às ações e serviços de saúde, otimizando a utilização dos recursos assistenciais disponíveis e promovendo a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços, em tempo oportuno, dispondo, para tal, entre outros instrumentos, de diretrizes operacionais e protocolos de regulação, e esse é o padrão que desejamos atingir na Região de Caxias”, frisa Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

A novidade contempla mais de 30 povoados e uma população de 4.600 pessoas. As usuárias Luzimar Barbosa, do povoado Buriti Doce, e Marileide Nunes, do Brejinho, destacam como o serviço mudou a vida dos moradores da região, que agora podem marcar seus exames mais perto de casa e sem filas.

“Foi uma coisa que o prefeito prometeu pra nós e ele está cumprindo. Está de parabéns a comunidade do Brejinho e da zona rural aqui toda. Nós só temos que agradecer e dá os parabéns para o prefeito Fábio Gentil”, diz Luzimar Barbosa, moradora do povoado Buriti Doce.

“Eu achei muito bom, porque a gente tinha dificuldade para marcar um exame em Caxias. No governo passado a gente não tinha essa facilidade, hoje com o governo Fábio Gentil a gente tem! Todos estão de parabéns”, lembra Marileide Nunes, moradora do povoado Brejinho.

Dona Janes Cristina, moradora do povoado Descanso, foi surpreendida positivamente. “Vim fazer uma consulta, falei com a médica e depois da consulta eu marquei os meus exames. Antes tinha que ir para Caxias, e as vezes nem conseguia marcar. Agora a gente já sai sabendo o dia da consulta e o dia de vir pegar o exame”.

A meta é instalar o Sistema de Regulação em todas as 36 unidades básicas de saúde do Município.

“No Brejinho a população é muito bem beneficiada porque beneficia o acesso. O usuário do Brejinho não precisa vir a Caxias para marcar suas consultas com especialistas e marcar exames, ele tem esse acesso na Unidade Básica. A ideia é expandir para toda a rede de saúde, para todas as unidades da zona rural também. A gente já está com quase 100% das unidades da zona urbana também”, explica Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

“A Política Nacional de Regulação está organizada em três dimensões integradas entre si: Regulação de Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência. Há algum tempo, Caxias utiliza ferramentas como o SISREG, mas ainda não havíamos alcançado o cidadão que reside na zona rural. Agora sim, estamos potencializando todo município de Caxias e região. Estamos no Brejinho cumprindo mais uma promessa do prefeito Fábio Gentil, ampliar e facilitar o acesso do caxiense à rede municipal de saúde, implantando o Sistema de Regulação, facilitando seu acesso tanto na marcação de consultas especializadas, como todo apoio diagnóstico (exames laboratoriais e imagem), devendo o mesmo apenas dirigir-se à Unidade Básica de Saúde Dr. Brandão para dispor desse serviço”, reforça Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: