Começou nessa quarta-feira (25) e segue até dia 27 de julho o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 6º Congresso Norte e Nordeste, que está sendo realizado em Belém-PA.

Este ano, Congresso traz o tema: “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”

O evento conta com 4.401 participantes inscritos e 1.478 secretários municipais de saúde presentes. No primeiro dia (25), as salas do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia receberam as apresentações das 342 experiências participantes da 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS.

A abertura oficial do evento, ocorrida a noite, realizou a primeira sessão de premiação da XV Mostra Brasil.

Representando Caixas, estão presentes a secretária de Saúde, Socorro Melo; Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária; Aline Pedrosa, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do CEAMI; Eliel dos Santos, coordenador do CEREST e Amanda Costa, coordenadora da Política de Saúde da Mulher, além de Antônio Ferreira, do Conselho Municipal de Saúde.

Durante o evento, os coordenadores de Saúde de Caxias apresentaram três experiências exitosas desenvolvidas no município.

“É o maior evento de saúde a nível nacional! Trouxemos três experiências desenvolvidas em Caxias, mostrando a evolução e o que conseguimos com as mesmas, tanto na atenção básica, no CEAMI, no CEREST. Recebemos muitos elogios, muitos secretários de outras cidades nos procuraram para mais informações, inclusive fomos parabenizados pelo ministro da Saúde também. O Brasil inteiro passa por problemas na saúde, e é aqui que vamos achar juntos soluções”, enfatiza Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, parabenizou Caxias e falou sobre a importância do Congresso para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Tivemos muitos avanços, mas precisamos enfrentar ainda a necessidade de uma atenção básica cada vez mais forte, com a prevenção dos nossos jovens e crianças através dos programas de vacinação, que no Brasil são mais de 19. Então é o ambiente mais apropriado para trazer esses assuntos, construir soluções e pensarmos no futuro. Fortalecer o SUS é o grande objetivo de todos nós, governo federal, estadual e municipal, do Conass e Conasems”, frisa o ministro.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,