Coordenadores de Saúde de Caxias (MA) apresentaram experiências exitosas desenvolvidas no município durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 6º Congresso Norte e Nordeste que teve início nessa quarta-feira (25) e segue até dia 27 de julho.

O Congresso está sendo realizado em Belém (PA), traz o tema: “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

“Relatei a reorganização do CEAMI baseada no modelo de atenção às condições crônicas por meio da Planificação na atenção ambulatorial especializada. Os avanços são enormes, principalmente no matriciamento do CEAMI com a atenção básica”, destacou Aline Pedrosa, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do CEAMI.

“Meu trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a reorganização dos processos de trabalho na atenção primária a partir da Planificação. Tivemos várias experiências exitosas, a exemplo da reterritorialização que os agentes fizeram; a implantação do instrumento de estratificação de risco para gestantes e crianças; criação de fluxograma nas unidades, dentre outros”, disse Amanda Costa, coordenadora da Política de Saúde da Mulher.

Membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) destacaram que vêm acompanhando os avanços na saúde de Caxias.

“Caxias é exemplo de como organizar uma rede de atenção materno e infantil. A gestante, que antes tinha que ir pra Teresina, hoje é possível, tanto a mulher como criança, ir para unidade básica e ter um atendimento resolutivo e de qualidade. Quando estratificado o risco, a gestante é encaminhada para atenção ambulatorial especializada, enfim, tudo funciona de forma integrada. É isso que esperamos que o país tenha! Caxias está de parabéns”, ressaltou Maria José, assessora técnica do CONASS e coordenadora nacional da Planificação.

“Caxias trouxe a experiência da Planificação, que tem sido um exemplo! Estamos divulgando a nível nacional o que acontecido em Caxias, para que outros possam copiar. A Planificação é algo inovador”, frisou Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS.

“A Planificação é a grande estratégia que vai modificar todo modelo de atenção à saúde no Brasil, consolidando o SUS, que para nós nesse momento é fundamental”, lembrou Renê Santos, coordenador técnico do CONASS.

Palavras chaves: ,