Na tarde de ontem (26), Caxias recebeu do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA) uma placa de reconhecimento pela participação ativa no 34º Congresso Conasems, em Belém (PA).

Esse evento alcança o objetivo de trocarmos experiências. Presenciei a apresentação de Caxias sobre a Planificação, a atenção básica, e foi excelente. Com certeza a população de Caxias e do Maranhão só tem a ganhar com esse modelo de saúde”, enfatizou Vinícius Araújo, presidente do COSEMS (MA).

Vinícius Araújo, presidente do COSEMS-MA; Socorro Melo, secretária municipal de Saúde, e Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde do Maranhão.

“É muito importante ver as experiências e mostrar para o Brasil o que tem sido feito na atenção básica. O que está acontecendo em Caxias é muito importante; a Secretaria tem valorizado seus profissionais”, destacou Iolete Arruda, secretária de articulação coletiva do COSEMS (MA) e diretora financeira do Conasems.

“Apresentamos o que deu certo em Caxias, sendo referência a Saúde da Mulher, onde durante sete meses tivemos zero mortalidade materna; a mortalidade neonatal, que ela elevadíssima no município, reduzimos em 80%, que é um grande feito a nível nacional; o CEREST, que tem experiências repercutindo nacionalmente; o trabalho que tem sido feito no CEAMI, em relação à saúde da mulher, de grande relevância, além do que temos desenvolvido sobre a saúde da criança. Nossos profissionais estão empenhados e buscando o melhor para Caxias, com amor e dedicação, prova disso é esse reconhecimento”, ressalta Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Uma grande novidade será a implantação do Núcleo de Segurança ao Paciente em Caxias, um projeto pioneiro no Maranhão na Atenção Primária e Ambulatorial Especializada.

“Montamos um comitê no Maranhão, onde membros da UBS Baixinha e do CEAMI compõe essa comissão. Dentro da Planificação, será o primeiro Estado que vai ter a segurança do paciente na Atenção Primária e Ambulatorial Especializada. Vamos trabalhar alguns protocolos e a organização dos processos, para garantir segurança e qualidade aos pacientes”, explicou Carla Ulhoa, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Palavras chaves: , ,