Após três dias de atividades, incluindo oficinas, apresentações, stands e palestras, foi encerrado o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 6º Congresso Norte e Nordeste, que aconteceu em Belém (PA), de 25 a 27 de julho.

O Congresso trouxe o tema: “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”. O evento contou com 4.401 participantes inscritos e 1.478 secretários municipais de saúde presentes.

Caxias foi representada pela secretária de Saúde, Socorro Melo; Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária; Aline Pedrosa, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do CEAMI; Eliel dos Santos, coordenador do CEREST e Amanda Costa, coordenadora da Política de Saúde da Mulher, além de Antônio Ferreira, do Conselho Municipal de Saúde.

“Tivemos a oportunidade de trocar experiências, o que foi excelente, pois nos deu novos horizontes. Estamos voltando com novos projetos, como também comprometidos em ajudar outros municípios a conseguir o que conseguimos. Estamos no caminho certo, e vamos continuar buscando fazer a saúde que Caxias merece”, pontuou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Durante o evento, os coordenadores de Saúde de Caxias apresentaram três experiências exitosas desenvolvidas no município, que foram bastante ovacionadas.

“Fazemos o nosso trabalho, não buscando reconhecimentos, mas sim a melhoria dos nossos indicadores, o que tem acontecido! E quando o próprio ministro da Saúde, o secretário estadual de Saúde, o presidente do Conasems e outras autoridades do Ministério da Saúde, além de secretários de outros municípios, reconhecem o trabalho que fazemos, isso nos fortalece para buscarmos melhorar cada vez mais. Essa conquista é de todos os profissionais de Caxias. Parabenizo e agradeço ao esforço de todos. Muito obrigada”, destacou a secretária.

Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária, falou sobre os aprendizados adquiridos no Congresso. “Existe aqui uma valorização muito grande da Atenção Primária. Trouxemos a nossa vivência de como gerenciamos a Atenção Primária de Caxias e vimos como isso ocorre em outros municípios. Foi uma troca de experiências muito enriquecedora”.

Palavras chaves: ,