Berço de grandes escritores e poetas, como: Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos, Coelho Neto, Raimundo Teixeira Mendes, dentre outros. Conhecida pelas suas águas cristalinas e efervescência cultural, o município de Caxias, localizado na região leste do Maranhão, tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos 1 ano e 8 meses, quando transformações na educação, cultura, turismo, infraestrutura, dentre outras áreas, passaram a ser feitas.

Mesmo diante das turbulências econômicas vivenciadas por várias cidades brasileiras, Caxias se destaca por conduzir na administração pública investimentos que chamam a atenção por serem fruto dos impostos arrecadados no próprio município.

A confiança política construída em pouco mais de um ano, fez com que a arrecadação municipal tivesse um crescimento de mais de 20%, tornando o poder público municipal o seu próprio financiador de obras que estão sendo executadas, graças ao controle de gastos, o que resultou numa economia de mais de R$ 25 milhões de reais.

São exemplos dessas obras:  o Mirante da Balaiada (novo cartão postal da cidade); Praça Dom Luís Marelim (também concluída); a construção de um Shopping Popular (em execução), investimento superior a R$ 7 milhões, com cinco pisos e quase 300 boxes; Portais de Entrada da Cidade (em execução) e o Complexo Municipal de Saúde (em execução), um dos maiores do Estado, orçado em mais de R$ 3 milhões de reais.

Nessa quarta-feira, dia primeiro de agosto, data em que os caxienses celebraram 195 anos do aniversário da Adesão da cidade à Independência do Brasil, a população recebeu de presente uma série de ações da atual gestão municipal, que coloca a “Princesa do Sertão” em um patamar de destaque, transformando-a em referência para todo o Maranhão.

Uma solenidade em frente à Prefeitura Municipal de Caxias marcou a entrega de importantes obras, além de equipamentos e serviços. Foi maratona de inaugurações realizadas pela gestão municipal, a exemplo dos 06 carros para Atenção Primária; 01 motoniveladora; 01 trator com incrementos e 01 caminhão frigorífico da merenda escolar.

Foi inaugurada também a Praça das Crianças “Numa Filho” (Avenida Coronel Líbano Lobo); o Espaço Veneza Kids (Balneário Veneza); a quadra poliesportiva da UEM São José (Vila São José) e o calçamento de toda a Vila São José, além da reforma da UEM São Francisco, no povoado Sambaíba I (1° Distrito).

Ainda durante a manhã de inaugurações, em ato de grande representatividade para Caxias, o prefeito Fábio Gentil assinou o tombamento das ruínas da Balaiada, um dos mais importantes monumentos históricos da cidade.

As inaugurações continuaram durante toda a quarta-feira com as entregas do Centro Especializado em Reabilitação (CER); o lançamento da Pedra Fundamental da Escola Vila Paraíso (Vila Paraíso), orçada em quase R$ 2 milhões; a entrega da iluminação de LED da Avenida Alvorada (bairro Mutirão) e também a entrega da iluminação em LED da BR-316, sendo que esta última corresponde a uma extensão de 2,5 km no perímetro urbano de Caxias, feitos com recursos próprios (R$ 1 milhão mil reais).

“As palavras jamais vão conseguir traduzir o amor que sentimos pela população de Caxias. Transformar sonhos em realidade é o sonho de qualquer gestor. Participar de um momento como este, onde oferecemos segurança, oferecemos trabalho, oferecendo educação e saúde pública; estamos demonstrando que estamos à frente de uma cidade que somos apaixonados. Quem ama faz bem feito. Nosso trabalho é de amor, é de respeito por este povo. E hoje a gente se enche de orgulho, porque entregar obras como essas é algo que fica em nossa mente eternamente”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,