Começou pela zona rural de Caxias os desfiles alusivos ao 7 de setembro, quando se celebra a Independência do Brasil.

Estudantes de 09 unidades de ensino vestiram as cores de suas escolas e saíram em marcha demonstrando todo amor ao país e respeito aos símbolos nacionais. Em cada ala cartazes, faixas e as próprias vestimentas representavam os temas: meio ambiente, cultura, esporte, dança, as raças, enfim, uma diversidade de manifestações.

“Foi bom! Todas as escolas vêm dos povoados. É bom que a gente volta atrás nos anos de Caxias”, diz Aline Santos, estudante.

“Falamos do meio ambiente, dos antepassados, da história da nossa escola e o objetivo da nossa escola representada em várias outras. Fomos atrás de informações e no final deu tudo certo”, explica Tamires Rodrigues, professora da Educação Infantil.

“Isso nos valoriza. Nós da zona rural temos direito de participar de um evento assim de grande porte. É muito gratificante para a comunidade”, afirma Osiete Limeira, gestora escolar.

A descentralização do desfile, que é dividida por polos, sendo 07 na zona rural e 05 na zona urbana, permitiu aos pais acompanharem de perto a apresentação dos filhos. O pequeno Daniel dos Santos Bacelar, de 06 anos, veio representando o poeta Gonçalves Dias.

“Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá; as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”, recita Daniel.

“É um grande prazer participar de um momento desse. Para mim é um prazer e eu estou cheio de alegria por isso, representar a nossa cidade Caxias, onde meus filhos passaram por aqui”, diz Francisco de Assis Bacelar, pai do Daniel.

“Eu estou muito feliz de acompanhar ele. Achei muito bonito o desfile. Apesar de ser no interior, eu achei muito organizado”, lembra Francisca da Conceição, mãe de aluno.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o vereador Mário Assunção compuseram a mesa de honra de onde acompanharam a passagem de todos os alunos.

Com o tema “Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”, no próximo dia 03 de setembro tem início os desfiles dos polos educacionais da zona urbana até o dia 07 de setembro no Centro Histórico de Caxias.

“O dia de hoje é para agradecermos o quanto essa comunidade tem feito por nós. Agradecer ao prefeito Fábio Gentil que tem trabalhado aqui na comunidade e também prestigiar esse belo desfile cívico, onde a gente mostra o amor que nós temos pelo nosso país, o amor que nós temos pela nossa cidade”, lembra Mário Assunção, vereador.

“Desde o ano passado nós abraçamos esse desfile, porque a base de tudo é a comunidade. Nos alegramos de estarmos com nossos governantes aqui”, diz José Costa, presidente da Associação do Povoado Alecrim.

“Começamos muito bem. São 09 escolas participando e o 7 de setembro será comemorado por todas as escolas. Agradecemos todas as famílias que estão conosco, os nossos professores e gestores escolares pelo belíssimo desfile. O tema “Princesa do Sertão” é alusivo ao conhecimento, e nós estamos levando conhecimento a todos os alunos”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“A descentralização do desfile de 7 de setembro permite a participação de todas as escolas da zona rural, que antes não existia e que hoje a gente consegue mobilizar, onde valorizamos a nossa cultura local e também respeitando as nossas crianças, um momento em que nós nos sentimos gratificados. É um momento em que a educação de Caxias mostra para o que veio, fazendo a diferença na vida de cada criança”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: