O domingo (02), na Feirinha da Gente foi de conscientização, educação no trânsito e informações levadas pela equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Com o tema “SAMU pede paz no trânsito”, foram apresentadas as técnicas de atendimento e socorro de urgência com o uso dos equipamentos adequados, bonecos e com material de atendimento em caso de traumas, além de compressões e massagem cardíaca.

Personagens estavam caracterizados e apresentando simulações de fraturas.  Acadêmicos de Medicina e Enfermagem da UEMA realizaram a aferição de pressão arterial e o teste de glicemia.

As crianças da primeira turma do Projeto Samuzinho, implantado na escola Raimundo Nunes, devidamente uniformizadas, apresentaram a coreografia e música do SAMU, tudo acompanhado por professores, a diretora da escola, Francisca Mesquita, a secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, e a senhora Maria do Rosário, diretora do HGM.

Simulações de acidentes de trânsito foram realizadas e o público pôde conhecer de perto como acontece o atendimento, desde a ligação para o 192 até à chegada das equipes de ambulâncias e motolâncias.

Na oportunidade foi mostrado também o que acontece quando há uma ligação de trote, onde se poderia estar atendendo a quem realmente precisa.

“É realmente impressionante o que o SAMU faz pela população. Esse serviço é muito importante, eles são muito profissionais no que fazem e graças a Deus aqui vi que eu estou com minha saúde em dia”, disse José Carlos, músico.

A diretora do SAMU regional Caxias, Rita Paz, explicou o objetivo ação.

“Pretendemos reduzir os índices de acidentes e a violência no trânsito que vem causando vários tipos de trauma na população e óbitos. Por isso estamos aqui com palestras de conscientização e com simulação realística para mostrar realmente à população como é feito o nosso trabalho”, enfatizou.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: