Na manhã dessa terça-feira (04), foram abertos os desfiles dos polos I e II com 19 escolas da rede municipal de Caxias.

A Avenida Francisco Castro foi o local escolhido para receber centenas de estudantes que levaram com orgulho as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Caxias, e a representação da cultura brasileira e caxiense.

Muitas crianças desfilaram com os pais que acompanharam tudo passo a passo. Além disso, estudantes de outras escolas estavam presentes aplaudindo a passagem do desfile.

“Fiquei emocionada, pois acompanhar meu filho no desfile é muito bom. Temos que acompanhar sempre, pois o maior presente que um pai pode dar para o filho é a educação”, destacou Keila Silva, mãe.

“Foi uma satisfação desfilar depois de tanto esforço. Ensaiamos bastante. Nós da banda ensaiamos muito e o resultado foi ótimo. Valeu a pena o esforço e o sacrifício”, lembrou Cristina Patrícia, aluna.

“Ficou melhor pra gente, pois tínhamos que nos decolar pra mais longe. As crianças se divertiram. Essa ação valoriza a cidade”, disse Liliane Alves, mãe.

“A organização foi perfeita! Viemos agregar valores juntamente com as escolas do município. Trabalhamos contos infantis e os pontos turísticos de Caxias”, frisou Joselita Saraiva, professora (Educandário Líder Infantil).

“A gente trouxe as crianças para privilegiar as outras crianças e parabenizar pelo evento maravilhoso. Eles adoraram”, parabenizou Francivanda Alves, professora.

Os estudantes seguiram a temática e representaram: indígenas, as lendas, as danças, os escritores, a literatura, o patrimônio histórico material e imaterial e muito mais.

Com o tema “Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”, a Semana da Pátria visa valorizar as famílias que podem ver seus filhos desfilarem perto de casa.

“Essa ideia nós começamos ano passado, levando para os bairros e polos, e, esse ano, vimos a resposta da comunidade, pois vimos muito mais pais virem acompanhar seus filhos. Esse é nosso objetivo, prestigiar os pais, gestores, professores e todo cidadão caxiense que deseja participar do desfile”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e sua equipe de governo, além de vereadores do município, também prestigiaram o desfile que durou aproximadamente 2 horas. Para as famílias, que puderam acompanhar de perto, a organização pensou nos pais e familiares.

“O desfile aqui engrandece nosso bairro. Essa iniciativa foi melhor, pois a gente assiste de casa”, disse Naide dos Santos, aposentada.

“É muito importante, pois todos os moradores participam, isso incentiva os alunos. Esse horário e na própria comunidade ficou bom pra todos”, enfatizou Laura Pereira, moradora do bairro Ponte.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: