O hasteamento das bandeiras de Caxias, do Maranhão e do Brasil ao som da Banda Lira Municipal, em frente ao palácio da cidade, seguido da revista às tropas das forças de segurança: Guarda Municipal; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Bombeiros Civis e Tiro de Guerra, pelo prefeito Fábio Gentil, deram início às comemorações alusivas à Independência do Brasil.

“Caxias fez a descentralização do desfile nos polos e na zona rural. Com a autoestima adquirida pelo nosso povo e a presença dele aqui é a prova de que a gente pode lutar ainda mais para conseguir a tão sonhada independência. Nós precisamos acreditar em nossos sonhos. É evidente que não podemos cruzar os braços. É preciso que possamos trabalhar, produzir, acreditar em nossos sonhos, porque essa é a única forma de conquistarmos. Eu tenho certeza que se cada um fizer a sua parte, o momento será de sublime êxito. Nós temos que demonstrar o nosso patriotismo e o nosso amor à nossa bandeira e ao nosso país”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Caxias sempre sai na frente. Quem não quer comemorar sua independência? Caxias, com tudo que há de belo, de bom, está comemorando, onde o prefeito se esmera em apresentar o melhor para a nossa região e para a nossa cidade. Isso é uma prova de respeito, e a Câmara Municipal não pode ficar de fora”, disse Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Tivemos mais de um mês de trabalho e uma semana dedicada a esse belíssimo tema, e hoje estamos aqui recebendo os alunos. Essa semana foi importante porque assumimos o compromisso de a partir de novembro buscar ativamente todos os alunos que estão fora da escola e fazer com que eles permaneçam estudando”, afirmou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Com o tema “Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”, o 7 de setembro foi marcado pelo desfile de escolas das redes Municipal, Estadual, Federal e particular, além das secretarias municipais de Saúde, Políticas Públicas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social.

O trabalho que desenvolvemos nos equipamentos da Assistência Social é trazendo essas crianças, jovens e adolescentes para estar fazendo esse trabalho maravilho de dança, teatro e música. Então a gente resgata esses jovens para este mundo! Mundo onde eles gostam, que é a arte de viver”, frisou Mayara Silva, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O 7 de setembro é importante para que os adolescentes, jovens, adultos e os funcionários dos CRAS se apresentem para a população para mostrar um pouco do nosso trabalho. Mas eu convido ao cidadão caxiense para conhecer melhor os nossos programas, conhecer os nossos CRAS e saber que a cidade que a gente quer, administrada pelo prefeito Fábio Gentil, é integração entre a população e o poder público municipal”, explicou Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Está muito bonito. Essa é a primeira vez que participo, eu era professora da ativa, mas estou achando lindo até onde eu vi”, ressaltou Alzira Viana, professora aposentada.

“Eu vim com duas meninas, minhas filhas e minha prima. É um símbolo que representa o 7 de setembro, de amor à pátria”, disse Gleiciane, espectadora (Campo de Belém).

Foi muito bom, porque a gente vê a importância que está tendo Caxias, e no desfile a gente vê a importância da cultura”, disse Helane Cristina, espectadora.

Todas as escolas me chamaram atenção. Hoje eu vim com meu pai, minha irmã e minhas primas”, disse Lana Ketley, espectadora.

Mais de 5 mil crianças, jovens e adultos de 31 escolas passaram pelo corredor da independência, homenageando escritores, poetas, lendas, pontos turísticos, arquitetura, a natureza e as manifestações culturais de Caxias, Maranhão e do Brasil para um grande público.

“É um sonho realizado, a gente volta à tradição de antigamente. Eu me sinto uma pessoa muito honrada fazendo essa tradição”, disse Joana Ayla, estudante.

“O nosso país vive uma crise de violência, as pessoas não respeitam a natureza, e eu acho que isso está faltando e tem que ter”, lembrou Camila Albuquerque, estudante.

A banda Marcial Henrique De La Roque, da cidade de Paço do Lumiar, também abrilhantou o desfile com suas performances.

“Em menos de 1 ano essa é a 4ª vez que nós estamos aqui em Caxias participando dos eventos da Prefeitura, eventos religiosos e somos bem recebidos. Nós somos a campeã entre as bandas do Maranhão todo”, disse Lidiane Correia, representante da Banda Marcial.

O encerramento foi com as instituições de segurança: bombeiros civis e militares; Guarda Municipal; Agentes de Trânsito; Tiro de Guerra e equipe do SAMU.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: