A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias (UVZ) realizou a exposição e doação de animais de estimação no Shopping Center. A parceria público-privada resultou na adoção de 22 cães e gatos, que foram deixados na UVZ e, que, após triagem e procedimentos, foram disponibilizados para adoção.

Além da exposição dos animais, houve também a conscientização à prática de adoção, palestras sobre doenças mais comuns em cães e gatos e sobre o vetor da Leishmaniose, assim como ações de educação em saúde.

Ana Regina já tem animais de estimação, mas decidiu adotar. “Estou feliz, já vi e fui logo querendo. Gostei muito dessa ideia, principalmente porque sabemos do tratamento que eles receberam antes de vir para adoção”.

Segundo o gerente do centro de compras, a parceria foi produtiva e já tem data marcada para próxima doação.

“O sucesso foi imediato! Foram adotados 22 animais de Caxias e região. O próximo evento acontecerá já no dia 23 desse mês, das 14 às 18h, aqui mesmo no shopping”, lembrou Amilton Bernardo, gerente do Caxias Shopping Center.

Antes de serem destinados para doação, os animais passam por uma triagem onde são realizados exames, aplicação de medicações e vacinas preventivas, vermifugação, controle de ectoparasitas e suplementação vitamínica.

“Após todo tratamento feito com o animal, ele está apto para doação e os proprietários vão ser instruídos sobre quais os cuidados que ele deve ter em casa, a questão de vacinação anual, vermifugação semestral e, também, eles são alertados sobre a castração, que é o método utilizado para animais indesejados, evitando o abandono de animais nas ruas. No ato da adoção, o proprietário é instruído que está ciente dos cuidados que terá com seu animal e assina o termo de adoção”, explicou Sayenne Ferreira, veterinária da UVZ.

“Na exposição tivemos um número significativo de pessoas na busca desses animais e tivemos êxito com a ação que foi um sucesso. Foi só um primeiro momento de tantos outros que vão acontecer. Com isso, a sociedade caxiense vai passar a entender melhor a nossa UVZ. Temos o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, que nos dá todas as condições necessárias para que a gente possa estar fazendo esse evento”, reforçou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,