A capacitação ocorreu no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias na manhã dessa segunda-feira (17), e foi realizado pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres aos profissionais de saúde e toda a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

“Convidamos os Agentes Comunitários de Saúde porque sabemos que é de suma importância o trabalho deles, porque eles é que estão dentro da casa da família para saber quem abordar e à quem recorrer. Os casos de violência não são registrados apenas em Caxias, mas também no Brasil todo. A gente tem feito um trabalho para estar diminuindo esses casos de violência”, destacou Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Ela traz para Caxias, em especial para os Agentes Comunitários, para que eles possam atuar na prevenção e quebra do ciclo de violência. A Secretaria da Mulher vem sempre atuando na capacitação de todas as equipes que trabalham com a mulher em situação de violência para que ela possa deixar de sofrer violência e ter uma vida melhor”, frisou Luana Peixoto, assessora jurídica da Secretaria de Estado da Mulher.

Em Caxias, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres conta com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), que ano passado assistiu 84 mulheres vítimas de violência e este ano mais de 60.

“Nós realizamos um trabalho para que ela compreenda que aquilo que ela sofre é violência. A violência não é apenas o tapa, o puxão de cabelo, mas as vezes a mulher vem sofrendo violência psicológica, moral e verbal. Então, no primeiro momento, o objetivo é sensibilizá-la sobre a violência, que demanda denúncia, caso ela queira, e também trabalhar essa mulher para que ela entenda e possa criar mecanismos para romper a violência”, disse Suany Froz, coordenadora do CRAM.

“Os Agentes de Saúde podem fazer um trabalho diferenciado, porque eles conhecem muito a realidade das residências, da população de Caxias e eles podem fazer um atendimento mais especializado, identificando casos de violência para que a Rede de Atenção à Mulher possa fazer um trabalho de qualidade no Município”, reforçou Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Em Caxias, só em 2018, mais de 500 denúncias de violência contra a mulher foram registradas na Delegacia Especializada, e, desse total, somente 150 casos viraram inquérito. O objetivo da capacitação é tornar a fazer com que os Agentes Comunitários de Saúde sejam uma ponte para evitar casos de violência.

“O Agente de Saúde é quem adentra aos lares e pode identificar os casos de violência, agindo na base de forma preventiva”, lembrou Vera Freitas, Agente Comunitária de Saúde de Caxias.

“Os Agentes Comunitários estão dentro dos territórios e são eles que devem desconfiar dos casos de violência que acontecem nos territórios. O primeiro contato é com a equipe de Saúde da Família, porque ajuda na abordagem, para onde enviar. Então é importante para os Agentes Comunitários terem essas informações a respeito da violência em Caxias que cresce entre as mulheres”, ressaltou Amanda Costa, coordenadora de Saúde das Mulheres.

Confira na reportagem:

Palavras chaves: