A Campanha Setembro Amarelo, de prevenção e enfrentamento ao suicídio, realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), traz este ano o tema “Valorizando a Vida”.

Dentre as ações de conscientização estão sendo realizadas: palestras, oficinas, capacitações e blitz educativas, como a que foi realizada na última sexta-feira (14) nos semáforos da Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada).

No local, as equipes de profissionais dos três CAPS, juntamente com o coordenador da RAPS, o psicólogo Luís Fernando, abordavam motoristas e motociclistas com panfletos, adesivos e botons com mensagens e informações importantes sobre o tema.

“Este trabalho é muito importante, é um tema atual e que impressiona pelo número de suicídio que temos em nossa cidade. É bom falar sobre isso sim, com certeza”, disse José Rosendo, trabalhador autônomo que passava pelo local.

O coordenador da RAPS, o psicólogo Luís Fernando, destacou a importância de quebrar o silêncio, romper os tabus e falar sobre o suicídio, pois, segundo ele, é a melhor forma de combater este grave problema de saúde pública.

“Aqui estamos abordando as pessoas e pedindo que, pela vida, leve a informação, sendo uma temática importante, e assim quem passa por um problema não pode ficar sozinho, deve conversar com alguém e procurar ajuda”, explicou o coordenador.

A Campanha Setembro Amarelo tem o apoio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social; Políticas Públicas para as Mulheres; Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Infraestrutura; o Conselho Regional de Psicologia 22ª região; CAPS AD, CAPS IJ e CAPS III, além dos veículos de comunicação.

Para quem precisa de ajuda psicológica, o município dispõe do CAPS AD, CAPS IJ e CAPS III, onde está disponível para acolhimento uma equipe multiprofissional.

Confira abaixo a programação completa do Setembro Amarelo:

Confira na reportagem:

Palavras chaves: ,