“Valorizando a vida” foi o tema da palestra realizada na sede administrativa do SAAE Caxias.

A atividade faz parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Rede de Atenção Psicossocial  (RAPS) e o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Este ano, a campanha chama a atenção da população para a prevenção e enfrentamento ao suicídio. Um assunto considerado tabu e que enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de identificação.

“É importante quebrarmos o silêncio, romper os tabus e falar sobre o suicídio, pois é a melhor forma de combater este grave problema de saúde pública. Precisamos estar atentos às pessoas, levando informação, pois quem passa por um problema não pode ficar sozinho, deve conversar com alguém e procurar ajuda”, explicou o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do Município, o psicólogo Luís Fernando.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, a palestra é mais uma ação de valorização das pessoas, ações essas que são realizadas constantemente na Autarquia.

“O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem essa missão de valorização das pessoas – a população e também os funcionários do serviço público. A saúde física do colaborador depende da saúde mental e essa parceria da Secretaria de Saúde com o SAAE é muito importante e que, este mês, discute um tema delicado, que é o suicídio. Muitas vezes uma palavra ou ser ouvido fazem muita diferença na vida das pessoas e, com certeza, uma empresa onde as pessoas têm saúde física e mental proporciona melhores resultados para a população. Por isso, essa atividade é um meio de investir nos colaboradores do SAAE”, enfatiza o diretor.

O colaborador do SAAE Caxias, Rivaldo Medeiros, bombeiro hidráulico, ficou bastante contente com a atividade e elogiou a iniciativa.

“Quem não tem conhecimento, não vai a lugar nenhum, e essa atividade, ligada ao combate ao suicídio, é de grande importância pra gente cuidar da vida. E precisamos valorizar essa iniciativa e colocar em prática o que aprendemos aqui, ou seja, ficando em alerta para os riscos e priorizando a nossa saúde física e mental”, elogiou o colaborador.

Palavras chaves: ,