O Aulão faz parte da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida, e foi realizado na Praça Dom Luís Marelim, na tarde da última sexta-feira (21), com as assistidas do Programa Mulheres em Movimento (PMM), da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Nós temos que exercitar os músculos e a mente. O Setembro Amarelo age exatamente no desenvolvimento psicossocial. O importante é a gente se divertir”, disse Jhony Welson, coordenador do PMM.

Antes das atividades, todas as mulheres que estiveram na Praça, tanto as que foram com trajes para o Aulão, quanto as que somente visitaram a área de lazer, assistiram uma palestra com o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do Município, que alertou sobre o compartilhamento de informações nos meios eletrônicos, que podem ser muito prejudiciais para as pessoas que já possuem ideação suicida.

“É muito importante a gente ter cautela. Se for uma imagem de uma pessoa que cometeu suicídio, ou apenas uma informação de alguém que cometeu suicídio, não pode ser colocada em grupo de WhatsApp de alguém. Porque, caso a pessoa esteja passando por algum problema, ou com uma ideia de suicídio aquilo pode ser fatal”, enfatizou Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

Já para o público alvo, o momento foi de grande aprendizado.

“É sempre importante a gente estar conversando e dando apoio para as pessoas, porque as pessoas vão ter mais amor pela sua vida. O PMM é muito bom porque a nossa saúde fica boa, com alto astral e a gente fica feliz”, disse Francinete Cunha, dona de casa.

“O Programa é ótimo e essa informação é a melhor maneira de ajudar outras pessoas que precisam de ajuda, pelo fato de ser uma informação coletiva, ao mesmo tempo em que a gente aprende se divertindo”, ressaltou Rita Bezerra, integrante do PMM.

“É importante respeitar o sentimento dos outros e também, no momento em que esses casos acontecem, a gente não compartilhar, porque pode incentivar outras pessoas. Que nós possamos respeitar o próximo, fazer elogios, e isso não vai tirar um pedaço da gente e ainda vai fazer com que essa pessoa se sinta melhor”, reforçou Irislene Costa, estudante de Nutrição.

A Campanha Setembro Amarelo segue durante todo o mês, com encerramento no próximo dia 29.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,