Os Agentes de Combate a Endemias da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias foram esclarecidos e conscientizados sobre a importância de se identificar pessoas com transtornos psicológicos e ideação suicida.

A palestra foi conduzida pelo psicólogo Luís Fernando, que está à frente da Campanha Setembro Amarelo – de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O psicólogo abordou diversas situações e orientações que identificam pessoas em situação de risco contra a própria vida.

“Devemos estar disponíveis para escutar, ter atenção, empatia, respeito pela pessoa, buscar ajudar juntos, demostrar afeto e atenção. Temos que convencer a buscar ajuda profissional e não desamparar”, alertou o psicólogo.

Durante a palestra foi abordado como acionar ajuda a alguém que tentou contra a própria vida ou que está em surto. Após ligar para o 192 (SAMU), a pessoa será levada à UPA; sendo a mesma estabilizada, deverá ser encaminhada aos CAPS. Outros pontos de apoio são as UBS e os CRAS.

Nos visitamos muitas residências na nossa rotina de trabalho, então, com o que o psicólogo explicou, nós agora já sabemos como identificar uma pessoa que esteja precisando de ajuda psicológica. Por isso, na minha opinião, a palestra sobre suicídio foi muito clara e importante”, disse João Batista, agente de endemias.

“Nós sabemos que a questão do suicídio está muito presente e que as pessoas têm medo de falar no assunto, mas isso precisa ser falado e esclarecido como foi hoje aqui”, destacou a enfermeira da UVZ, Fabiana Ferreira.

Confira na reportagem:

 

Palavras chaves: ,