Médicos, enfermeiros, coordenadores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que cuidam da atenção básica de saúde de Caxias, foram reunidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde em uma sala de cinema da cidade para a apresentação da Campanha Outubro Rosa.

Os profissionais de saúde terão papel fundamental na mobilização das mulheres durante o mês de execução da Campanha.

“Aqui os profissionais também darão suas opiniões sobre o que precisa ser melhorado para uma campanha realmente efetiva em Caxias. Nosso papel é fundamental, pois trabalhamos com mobilização social, educação em saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Assim, com o diagnóstico e tratamento precoces do Câncer de Mama, podemos reduzir os índices de mortalidade”, explicou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

“Os ACS estão todos os dias nas comunidades junto com as famílias. Então podemos estar mobilizando estas mulheres para participarem de forma ativa das ações”, disse Adilson Sousa, ACS.

A Campanha Outubro Rosa será aberta oficialmente no próximo dia 30 de setembro, na Feirinha da Gente, e segue por todo o mês de outubro, incentivando as mulheres a se prevenirem contra o Câncer de Mama. Além disso, a Rede de Saúde do Município está sendo preparada para receber a demanda em virtude da Campanha Outubro Rosa.

“Todas as secretarias estão envolvidas para dar visibilidade a este grave problema de saúde. Este ano a Campanha tem um diferencial, estamos mobilizando em massa os ACS, a atenção primária, que é o coração da saúde pública. Eles estão engajados neste objetivo. A Campanha é em outubro, mas a mulher pode procurar o serviço de saúde pública o ano inteiro”, lembrou Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

“Convidamos a população a estar presente, a acompanhar. Este ano teremos uma irmandade, um engajamento de todos os atores da sociedade a fim de alcançar as mulheres e prevenir o Câncer de Mama, o câncer de colo de útero”, frisou Suany Froz, coordenadora do CRAM.

“Este ano os atendimentos serão focados nas UBSs. Deixamos de lado essa parte de festa e mídia e focamos diretamente na questão, que é prevenir ou diagnosticar e tratar mulheres vítimas do Câncer de Mama. Estamos alinhados com a Estratégia em Saúde da Família, onde se encontram os profissionais que ajudarão estas mulheres a terem a oportunidade de cuidarem da sua saúde”, enfatizou Amanda Costa, coordenadora de Saúde da Mulher.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,