A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou na manhã dessa quarta-feira (26) uma panfletagem no Centro de Caxias, em alusão à Semana do Idoso.

Com um cartaz e atores encenando a passagem de uma idosa pela faixa de pedestre, os profissionais lembraram a importância do respeito com quem já contribuiu com a sociedade e merece toda a compreensão.  A atividade contou com o apoio dos Agentes de Trânsito de Caxias e de integrantes dos Centros de Convivência de Idosos (CCI).

“Nessa blitz que fizemos hoje entregamos os panfletos e uma faixa com o tema: respeito à pessoa idosa é cuidar do próprio futuro. A gente fez essa distribuição para conscientizar as pessoas. Nessa quinta-feira a gente vai fazer uma outra blitz em frente aos bancos, além disso vamos estar com programação dentro dos nossos equipamentos e na hidroginástica na própria Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Na sexta-feira, no encerramento, vamos ter várias apresentações na Praça Dom Luís Marelim”, explica Mayara Costa, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para alguns idosos que presenciaram a atividade, há a necessidade de mais conscientização sobre o respeito à classe.

“Acho que tem que respeitar o idoso. Nós ainda somos desrespeitados”, disse Maria do Socorro, aposentada.

“Acho que precisa ser mais respeitado, porque a gente já contribuiu com a sociedade e a gente quer ter os momentos de descanso e harmonia”, completou Benedito Brito, aposentado.

“Quero que o idoso seja bem tratado. A sociedade e a família têm que respeitar. Tem filho que abandona os pais e as pessoas que desrespeitam”, lembra Saturnino dos Santos, aposentado.

“Muitas vezes a gente chega no caixa eles atendem, mas em outros lugares eles não atendem. Precisamos ser mais valorizados até no aposento”, frisou Eliseu Fernandes, aposentado.

A Semana do Idoso celebrada entre os dias 24 e 28 de setembro tem seu ponto culminante em 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso. A programação começou nessa segunda-feira (24) nos CCI dos bairros Ponte, Volta Redonda, Cohab, Seriema, Trizidela, Cangalheiro e Castelo Branco, além dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Mutirão, Caldeirões, Itapecuruzinho e Casa de Convivência Irmã Clara (Vila São José).

Ao longo da semana os equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vão contar com atividades que incluem palestras com técnicos da área de Psicologia e Assistência Social, atividades físicas, aferição de pressão arterial, hidroginástica e outras.

No dia 28 de setembro, sexta-feira, será o “Dia D”, encerrando a Semana do Idoso na Praça Dom Luís Marelim com diversas atividades e apresentações.

Palavras chaves: ,