A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, iniciaram a 2ª Edição da Operação Corta Fogo, que visa conscientizar a sociedade caxiense e as pessoas que passam pelo município sobre a prevenção aos incêndios, que atingem florestas e afetam o ecossistema, promovendo mudanças climáticas sem precedentes, caso não sejam evitados.

“Nessa época do ano as vegetações se tornam secas e isso facilita a ocorrência de queimadas. A gente vem, juntamente com a Secretaria, conscientizar a população sobre esse momento crítico que assola a natureza e, consequentemente, a sociedade”, explicou Tiago Danillo, PRF.

“Durante este período mais seco do ano, existem fatores que contribuem para um número maior de ocorrências em vegetação. Esse trabalho de conscientização na BR é justamente para evitar estes incêndios, principalmente às margens da BR, que podem ser devastadores e, até mesmo, trazem riscos à vida”, lembrou Francinaldo, subtenente do Corpo de Bombeiros.

Durante a Blitz informativa, foram distribuídos panfletos aos motoristas.

“Recentemente vi um incêndio na BR, forte demais. Essa campanha é muito importante, pois conscientiza a população sobre isso”, frisou Inácio Solto, motorista.

“É importante pois conscientiza os caminhoneiros a não jogarem bitucas de cigarro na estrada, pois pode acabar causando um incêndio”, disse Geraldo Nogueira, caminhoneiro.

A prevenção é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, porque estudos apontam que é mais barato prevenir do que reparar os danos causados pelas queimadas.

Atitudes simples podem fazer a diferença: não jogar bitucas de cigarro em locais onde haja vegetação, latas de metal e garrafas de vidro. Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas.  A campanha será desenvolvida durante todo período de estiagem, conhecido como: B R O BRÓ, que compreende os meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro e dezembro.

“Esse ano a operação tem uma abrangência muito maior, pois temos o apoio da Secretaria de Agricultura, Corpo de Bombeiros, PRF, a Guarda Municipal e a população em geral. Este trabalho se estenderá no município e também na zona rural durante toda estação seca, um trabalho de educação e preservação ambiental”, enfatizou Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: