A Comissão Intergestores da Região de Caxias se reuniu na tarde desta quarta-feira (26) com as secretárias de Saúde das cidades de Caxias, Duque Bacelar, Buriti, Afonso Cunha e de Coelho Neto (cidade sede do encontro).

Participou ainda a apoiadora do COSEMS (Conselho de Secretários de Saúde do Maranhão), Eliete Carneiro, e, representando a regional de saúde do Estado em Caxias, Fernanda Batista e Bruno Rios.

“Tratamos sobre a Planificação, cirurgias eletivas e também trouxemos o pleito da implantação de mais duas estratégias de Saúde da Família. A reunião foi muito produtiva”, disse Olímpia Delgado, secretária de Saúde de Coelho Neto.

Analídia Bacelar, secretária de Saúde de Afonso cunha, falou sobre as solicitações do seu município colocadas em pauta.

“Nós estamos solicitando do Estado que nos ajude com recursos para o hospital, que está sendo mantido atualmente com recursos próprios, e o nosso sonho também é a aquisição de uma ambulância”, destacou.

Eliete Carneiro, apoiadora do COSEMS na região de Caixas, Timon e Pedreiras, lembrou que Caxias é uma região muito empoderada, onde as secretárias são muito atuantes e participam sempre dos encontros.

“As reuniões itinerantes são muito positivas, pois nós vamos para dentro dos municípios com seus gestores e isso fortalece muito as cidades, no que diz respeito à saúde como um todo”, completou Eliete.

“Hoje as pautas foram interessantes, discutimos os interesses de cada município, ajudando a solucionar os problemas, sendo que cada um defendeu as suas necessidades. Discutimos PSF, vacinas, dentre outros assuntos”, relatou Socorro Melo, secretária de Saúde de Caxias.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é uma instância de cogestão no espaço regional, com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado, para constituição de uma rede regionalizada de serviços de saúde integrados.

As reuniões da CIR Caxias são realizadas mensalmente, sendo seis itinerantes e seis na sede da comissão, em Caxias.

Palavras chaves: , ,