Foram 5 dias de evento. A 1ª Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais foi proposta para 16 municípios da região leste.

Eu participei de duas mesas ao lado de outros escritores. A organização está de parabéns, o público esteve numa frequência muito boa, as escolas, enfim. Acho importante terem trabalhado a leitura e a escrita, o interesse pela literatura, pela cultura, principalmente nos jovens, porque Caxias tem toda uma tradição literária e cultural que precisa ser valorizada”, pontuou Paulo Melo Sousa, escritor de São Luís (MA).

“Caxias é uma terra de muitos escritores e respira cultura. Então, para mim é um prazer estar aqui falando sobre o fazer criativo, e Caxias mais uma vez está de parabéns”, ressaltou Heloisa Helena, escritora.

“Caxias saiu na frente! Parabéns à Prefeitura de Caxias e à Secretaria de Educação. A esperança é que esse trabalho continue e influencie outros municípios, sendo esse o caminho para que a gente tenha um Estado leitor”, lembrou Wilson Marques, escritor homenageado.

Palestras, exposições, rodas de conversas, seminários, lançamentos de livros, premiações, lançamentos de concursos, além da variedade em livros e artesanato local nos 20 stands que foram instalados. A Feira teve avaliação positiva dos participantes.

“É de grande importância a realização desse evento. Muitos conhecem, mas muitas pessoas não conhecem. Quando a gente ver um evento como esse, a gente se encanta”, disse João de Deus, da escola João Viana (EJA).

“Isso aqui é um momento ímpar, tanto para os estudantes quanto para os professores. A gente só tem a agradecer, pois temos uma admiração pela Secretaria de Educação que está promovendo esse momento para todos nós”, parabeniza Carmelita Porto, coordenadora do EJA do João Viana.

“Caxias foi, é e sempre será um celeiro de grandes artistas, de uma produção em efervescência literária. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia mostra a sua competência e, sobretudo, com o seu comprometimento com a população de Caxias e sua produção literária. Nosso muito obrigado”, agradeceu Wybson Carvalho, poeta caxiense.

Em média passaram pela Feira e pelo complexo turístico da Balaiada mais de 5 mil pessoas por dia, somando mais de 25 mil pessoas durante a semana. Grande parte desse público foi de alunos das mais de 200 escolas da Rede Municipal de Ensino e visitantes.

“A Feira superou e muito a nossa expectativa. Tivemos mais de 5 mil alunos por dia, nos três turnos, porque começávamos as 08h até às 22h. A Feira deu um entusiasmo aos nossos participantes e visitantes. A autoestima das pessoas falou mais alto e nós estamos felizes porque as nossas expectativas foram superadas”, destacou Francigeuda Ribeiro, coordenadora da FLICT.

No último dia do evento, o Reisado do Campo de Belém (Caxias) e o grupo Nossas Raízes (Pedreiras), foram as atrações culturais.

“Essa Feira é um dos maiores incentivos para os jovens, para os escritores, os poetas, para as entidades, para os estudantes, professores, dentre outras. E essa promoção desperta novas raízes, novas produções e é uma coisa mais que justa esse incentivo, que deve se estender para todo o Estado”, acredita Nonato Matos, poeta e compositor de Pedreiras.

“A gente poder fomentar a cultura é algo maravilhoso! Fazer esse intercâmbio entre Caxias e Pedreiras foi um privilégio”, frisou Josivan Pereira, cantor.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: