O lançamento do projeto “Metodologias Inovadoras: Ideias motivadoras – Clubinho da Robótica Professor Antônio Campelo” foi na Unidade Integrada Municipal José Castro e marcou uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Ao todo 28 alunos de três escolas foram selecionados para iniciarem pela primeira as experiências de robótica na Rede Pública Municipal.

“A robótica traz para dentro da escola uma oportunidade de a pessoa procurar uma carreira profissional”, disse Francisco Félix, aluno da escola Edson Lobão.

“Nós vamos ter que criar coisas ou aperfeiçoar. O que me interessou mais foram os sensores, saber o que está por trás de um comando de uma porta que abre apenas você encostando perto dela”, disse Mariana Aguiar, aluna da escola José Castro.

“Aqui a gente parte da ideia de que o conhecimento não é absoluto. Eu tenho certeza que vamos ser surpreendidos por essas crianças. Nós vamos ver teoria e prática. Juntando com a curiosidade deles, vai casar com a parte prática que vamos trabalhar aqui”, disse o Prof. Francisco Santos, coordenador.

Após a apresentação do projeto, o prefeito, a secretária, coordenadores, gestores, professores e alunos visitaram um dos laboratórios. No pátio da escola foram expostas algumas experiências com pequenos equipamentos e robôs, que mediram a umidade relativa do ar e falaram sobre linguagem de programação. A proposta é aos poucos expandir o projeto para toda a rede municipal de ensino de Caxias.

A robótica tem esse poder de melhorar os índices educacionais porque os alunos trabalham outras vertentes, o trabalho em grupo, a matemática, trabalhar com computador, programação, além da inclusão social e de gênero”, lembrou Ana Paula, coordenadora da Rede IEMA.

“Os talentos já existem, a gente só precisa dá uma força para as crianças com uma estrutura melhor. Na verdade, o trabalho com a robótica é para que ele seja o cidadão do futuro, um cidadão que se preocupa com a natureza, com a sociedade”, acredita Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“É um projeto piloto junto com o IEMA e que logo vamos estar exportando conhecimento. Juntar tecnologia, a informática, a teoria à prática, enfim, esses conhecimentos demonstram a nossa preocupação com todos e o interesse em aguçar em cada jovem o desejo do conhecimento. Eu não tenho dúvidas de que nossos alunos vão se sobressair”, declarou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos: