O trabalho de campo da Campanha de Vacinação contra a Raiva Canina e Felina começou na tarde dessa segunda-feira (08) pelo bairro Caldeirões e se estendeu pelos bairros Raiz, Tamarineiro e Vila São João.

A Campanha segue até o próximo dia 09 de novembro, mas os trabalhos na zona rural já começaram no dia 1º de outubro.

“Essa Campanha tem por objetivo vacinar 95% dos cães e gatos de nossa cidade. A gente começou hoje e vai até o dia 10 de novembro, que vai ser o dia D nos postos, onde as pessoas que não estiveram em casa quando os agentes passaram terão a oportunidade de vacinar seus animais contra essa doença”, lembrou Elivone de Araújo, agente de endemias.

De porta em porta, os agentes de endemias estão percorrendo cada residência em busca de cães e gatos, visando à prevenção contra a Raiva. O vírus da raiva é transmitido pela saliva dos animais doentes por meio de mordidas, arranhões ou mesmo da lambedura da pele. Os donos de animais compreendem a importância da vacinação.

“É sempre importante a gente está vacinando os animais. Prevenir é sempre melhor”, disse Lucas Alves, dono de animal.

“Eu gosto de criar meus animais. Eu crio eles aqui em casa e faço de tudo para cuidar bem. Levo sempre na UVZ quando tem vacina. Dessa vez eles passaram aqui em casa, e é muito importante esse trabalho”, destacou Dirceu Alan Kardec, dono de animal.

O Dia D de vacinação está previsto para 10 de novembro. Até lá, os profissionais vão continuar o trabalho de mutirão pelos bairros da cidade até atingir a meta que é vacinar, no mínimo, 95% dos animais existentes em Caxias.

“Nós estamos sendo bem recebidos pelos moradores, não estamos enfrentando resistência. Eles estão segurando os animais para que a gente possa vacinar. A gente pede a colaboração das pessoas para que mantenham seus animais sempre vacinados. Essa doença é muito perigosa e a gente tem que prevenir os animais e seres humanos também”, disse Idaiana Lima, agente de endemias.

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,