O projeto Dentinho Azul, da Universidade Estadual do Maranhão, chegou ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil como Fada do Dente e é desenvolvido por estudantes do 4º período do curso de Enfermagem da Instituição de Ensino Superior e por voluntárias.

“Esse projeto tem o objetivo de desenvolver a saúde bucal para as crianças autistas. Queremos conscientizar os pais sobre saúde bucal, que vai servir para a estética. Dentro desse projeto queremos desenvolver oficinas de escovação e distribuição de kits de higiene bucal para as crianças”, destacou Iderlane Oliveira, estudante de Enfermagem.

Além das crianças, as mães também fazem parte do processo no incentivo aos filhos em relação aos cuidados com a saúde bucal de forma autônoma. A maioria das crianças assistidas pelo CAPS são autistas ou possuem algum distúrbio que precisa de um acompanhamento especializado.

“Eu acho esse projeto muito proveitoso. É uma boa iniciativa aqui do CAPS. Em casa eu já faço esse acompanhamento com o Gabriel, a gente vai fazendo. Eu acredito que educa tanto os pais, quanto as crianças. Somos seres humanos e estamos sempre aprendendo”, disse Cleide Alves, professora.

O projeto iniciou com 12 crianças, mas a ideia é estender as ações até setembro de 2019, a fim de atender um público com informações de atenção e saúde, pelo menos duas vezes por semana, com crianças até os 12 anos. As mães Cleide Alves, Ana Maria e Teresinha de Jesus acompanharam de perto as ações.

“Muitos pais nos relataram a dificuldade dos seus filhos em fazerem higiene bucal adequadamente. Muitas crianças assistidas tinham problemas de cárie, alguns dentinhos estragados, não escovavam os dentes. A gente trouxe esse projeto para ajudar nessas práticas de saúde bucal. Aqueles que precisarem fazer alguma intervenção odontológica, a gente vai encaminhar para a rede”, explicou Conceição Moura, coordenadora do CAPS IJ.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,